O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou nesta quarta-feira (3) que está de saída do Progressistas (PP). O anúncio foi feito durante a entrega da Praça de Iemanjá, na Orla de Cabo Branco, onde o gestor afirmou que não pretende permanecer em um partido que não lhe oferece espaço para disputar cargo nas eleições de 2026.
“Eu estou querendo sair do PP. Porque o PP tem o momento que está vivendo e eu não teria espaço para ser candidato para dar sequência ao trabalho no Governo do Estado. Então estou demonstrando de forma muito clara qual é a minha posição”, declarou o prefeito em entrevista ao jornalista Maurílio Júnior.
Ainda nesta quarta-feira, Cícero se reuniu com vereadores da capital para comunicar oficialmente sua decisão e debater seus planos políticos para os próximos anos. Ele revelou que já iniciou conversas com outras siglas e que está em busca de um novo partido para viabilizar sua candidatura.
“Estamos definindo a minha candidatura por qual partido, já que tenho encontrado dificuldade no meu partido, o PP”, afirmou Lucena, durante agenda recente com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com quem mantém diálogo sobre possível filiação ao MDB.
Impasses internos no PP
A decisão de Cícero ocorre em meio à movimentação interna do Progressistas, que já tem o nome do vice-governador Lucas Ribeiro como candidato natural à sucessão estadual em 2026. A articulação do nome de Cícero para o Executivo estadual teria sido feita antes mesmo de qualquer definição oficial da legenda.
Em agosto, o deputado federal e presidente do PP na Paraíba, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a escolha do pré-candidato da legenda só ocorreria no fim do mês, o que intensificou os rumores sobre a saída de Cícero do partido.