Inep divulga gabarito final e grade de correção da Prova Nacional Docente 2025

A questão discursiva deste ano abordou o tema “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”, estimulando a reflexão sobre o preconceito etário no ambiente educacional.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (11), o gabarito final das questões objetivas e a grade oficial de correção da questão discursiva da Prova Nacional Docente (PND) 2025, aplicada em outubro. Os documentos estão disponíveis no portal do Inep, na seção Provas e Gabaritos.

Detalhes da publicação

A divulgação inclui quatro versões diferentes de gabaritos objetivos, correspondentes aos tipos de cadernos aplicados — medida de segurança adotada para evitar fraudes no exame.
Além disso, o Inep liberou a grade detalhada de correção da redação, documento que orienta a banca examinadora na atribuição das notas das respostas discursivas.

Estrutura da prova

A PND 2025 foi composta por duas partes:

  • Formação geral: 30 questões objetivas e uma questão discursiva.

  • Componente específico: 50 questões de múltipla escolha, de acordo com uma das 17 áreas de licenciatura, entre elas:
    artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, computação, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (português, inglês e espanhol), matemática, música, pedagogia e química.

A questão discursiva deste ano abordou o tema “O idadismo como desafio social e educacional no Brasil”, estimulando a reflexão sobre o preconceito etário no ambiente educacional.

Próximas etapas

Segundo o cronograma do Inep:

  • 25 de novembro – Divulgação da correção preliminar da questão discursiva.

  • 25 e 26 de novembro – Período para recursos administrativos contra a correção, via Sistema PND.

  • 10 de dezembro – Divulgação do resultado final das provas.

O resultado dos recursos será acompanhado de justificativas individualizadas da banca corretora.

Objetivo da PND

A Prova Nacional Docente, apelidada de “Enem dos Professores”, foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de formação e conhecimento dos futuros professores e apoiar estados e municípios na seleção de profissionais para as redes públicas de ensino.

Embora não tenha caráter de certificação ou concurso, a PND integra o programa Mais Professores para o Brasil, que busca valorizar a carreira docente, estimular novos concursos públicos e fortalecer a qualidade da educação básica.

O exame será aplicado anualmente pelo Inep e se consolida como um instrumento de diagnóstico e qualificação da formação docente em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui