Procon-JP inicia Operação Verão 2026 com fiscalização educativa na Orla de João Pessoa

A segunda fase da Operação Verão 2026 será realizada in loco, com fiscalizações mais rigorosas.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa iniciou, nesta segunda-feira (22), a Operação Verão 2026, com a primeira fase da fiscalização de caráter educativo e preventivo. A ação começou no final da Praia do Bessa e abrange bares, restaurantes, quiosques e estabelecimentos similares ao longo da Orla da Capital. Para reforçar o monitoramento, o órgão também vai utilizar drones.

Nesta etapa inicial, os estabelecimentos estão sendo notificados sobre a legislação vigente, além de receberem material educativo com informações detalhadas sobre as normas que serão fiscalizadas e o prazo de 48 horas para adequação. Entidades representativas do setor também estão sendo notificadas, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Junior Pires, a operação vai percorrer toda a Orla de João Pessoa com o objetivo de proteger o consumidor durante o verão, período marcado pelo aumento do consumo e pelo intenso fluxo de turistas. “O objetivo da fiscalização é identificar, notificar e orientar os fornecedores sobre suas obrigações legais, especialmente quanto à precificação correta, exposição adequada de preços e prestação regular dos serviços”, explicou.

Segunda etapa

A segunda fase da Operação Verão 2026 será realizada in loco, com fiscalizações mais rigorosas. As equipes do Procon-JP farão visitas monitoradas, análise documental e fotográfica, conferência de cardápios, preços, comprovantes e publicidade, além da verificação de estacionamentos e locações de equipamentos. “É nessa etapa que ocorrerão as autuações, caso sejam constatadas irregularidades”, alertou o secretário.

Foco em preços e serviços

A operação também vai fiscalizar possíveis elevações injustificadas de preços típicas da alta estação, com atenção especial para alimentos e bebidas, aluguel de equipamentos de praia, catamarãs e estacionamentos. A regularidade e a veracidade das informações em cardápios e tabelas de preços também serão verificadas.

Denúncias e práticas abusivas

O Procon-JP informou ainda que vai intensificar o combate a práticas abusivas e ilícitas, como o chamado “golpe do cardápio falso”, além de priorizar o direito do consumidor à informação clara e adequada. As denúncias podem ser feitas de forma presencial ou pelo atendimento virtual via WhatsApp (83) 98665-0179.

Entre os critérios que serão observados na fiscalização estão aumento injustificado de preços, vantagem manifestamente excessiva, informações divergentes ao consumidor, uso de cardápios paralelos, publicidade enganosa e práticas discriminatórias conforme o perfil do cliente.

Com a Operação Verão 2026, o Procon-JP busca ordenar o funcionamento do comércio na Orla, garantindo transparência, equilíbrio nas relações de consumo e segurança jurídica para consumidores e fornecedores durante a temporada de verão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui