A Operação Lei Seca autuou 1.297 condutores flagrados dirigindo sob influência de álcool ao longo de 2025 na Paraíba. Os dados foram divulgados pelo Detran-PB e constam no balanço anual das fiscalizações realizadas em rodovias estaduais e vias urbanas.
De acordo com o relatório, durante as blitzes, outros 1.588 motoristas também foram autuados por infrações diversas ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao todo, foram realizados 15.631 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 381 veículos para os pátios do Detran e no encaminhamento de 23 condutores à Delegacia de Polícia Civil.
Somente no mês de dezembro de 2025, a Operação Lei Seca registrou 253 autuações. Desse total, 156 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool e 97 cometeram outras infrações ao CTB. No período, foram aplicados 1.235 testes de bafômetro e 344 veículos acabaram apreendidos.
As ações ocorreram nas principais avenidas de João Pessoa, como a Epitácio Pessoa e a Flávio Ribeiro Coutinho, além de rotas de grandes eventos no estado, a exemplo das festas juninas de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, bem como em eventos religiosos e esportivos, como a Corrida pela Vida e a Romaria de Nossa Senhora da Penha.
Durante as blitzes, os agentes utilizaram etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras retráteis de sinalização para garantir a segurança viária e a fiscalização eficaz.
Conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool está sujeito a multa de R$ 2.934,70, além de processo administrativo com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência, a multa é dobrada e o condutor pode responder à cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).




