Seguindo denúncias de consumidores, a Procon-JP interditou temporariamente vários bicos de abastecimento de gasolina em dois postos de combustíveis no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa, após identificar possível adulteração do produto. Durante testes realizados no local, foram constatados percentuais de etanol acima do permitido na gasolina comercializada, o que motivou a autuação dos estabelecimentos.
As amostras de combustível recolhidas foram encaminhadas ao Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para análise no Laboratório Central de Combustíveis. O laudo conclusivo vai definir se os bicos interditados serão liberados ou permanecerão fechados.
O secretário do Procon-JP, Junior Pires, afirmou que as reclamações continuam chegando ao órgão. “As denúncias por parte do consumidor de possíveis irregularidades são imediatamente verificadas. Estamos cumprindo nossa obrigação de trabalhar em defesa do cidadão de João Pessoa”, destacou.
Além da suspeita de adulteração, um dos postos foi autuado por vender produtos vencidos ou sem data de validade na loja de conveniência, não exibir placas com telefones de emergência e manter extintores de incêndio vencidos e despressurizados. Segundo o Procon-JP, quando há conveniência, a fiscalização também verifica produtos automotivos e alimentos expostos.
Os estabelecimentos estão sujeitos às penalidades previstas em lei, como multas e suspensão temporária das atividades, a depender da gravidade. O prazo para apresentação de defesa é de 10 dias, contados do recebimento do auto de infração.
Atendimento do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, 382, Tambiá – 8h às 17h
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp do transporte público: (83) 98873-9976
Instagram: @procon_jp
Site: procon.joaopessoa.pb.gov.br




