A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba autorizou, nesta quinta-feira (21), a vacinação de crianças de 3 a 5 anos com a vacina CoronaVac/Butantan. A nota técnica divulgada pelo órgão orienta os profissionais de saúde com relação aos cuidados de armazenamento e aplicação do imunizante no público infantil.
Conforme a nota técnica divulgada pela SES, os municípios devem priorizar a vacina da Coronavac para imunossuprimidos e depois seguindo as faixas etárias de 4 e depois de 3 anos de idade. Nesse primeiro momento, o público a partir de 5 anos deve ser vacinado com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.
A vacina CoronaVac é a mesma tanto para os adultos como para as crianças, e o intervalo de aplicação recomendado entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. A dose e via de administração serão: 0,5 mL por via intramuscular.
O estado, por sua vez, aguarda envio de novas doses pelo Ministério da Saúde, mas ainda não se sabe a quantidade que será enviada.
“A orientação é que os municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde”, afirmou a Secretária de Saúde da PB, Renata Nóbrega.