Na noite de ontem (9) a Semob, Sedurb e Guarda Civil de João Pessoa, realizou uma ação conjunta com o objetivo de orientar comerciantes que alugam bicicletas e motos elétricas sobre as normas da resolução 947 do CONTRAN que regulamenta o uso de ciclomotores.
A partir desta quarta-feira (10), serão intensificadas ações de fiscalização com o intuito de manter a segurança viária na orla de João Pessoa, especialmente, nas ciclovias e calçadas. Quem for pego cometendo alguma irregularidade pode ter o veículo apreendido.
A ação aconteceu após a reclamação de muitas pessoas que frequentam a orla sobre incidentes envolvendo os veículos. O objetivo é coibir a circulação deste tipo de veículo nas ciclofaixas entre as praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.

É permitida a circulação de veículos de potência máxima do motor de 350 watts, com velocidade máxima de 25 km/h, funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, não possuindo acelerador ou qualquer dispositivo de variação de velocidade e potência.
Os veículos também precisam possuir campainha, indicador de velocidade, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores dos dois lados, pneus em condições de segurança e uso obrigatório de capacete de ciclista.
O superintendente de mobilidade urbana da Capital, Expedito Leite Filho, afirma que a problemática está sendo monitorada pela gestão municipal com cuidado, preocupada em zelar sempre pela segurança viária de todos que frequentam a orla, seja a passeio, trabalho ou atividades físicas. “Vamos realizar um trabalho conjunto onde, além dos nossos agentes da Semob-JP, também contaremos com a participação de representantes da Guarda Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. É a gestão municipal unida para manter a circulação de todos mais segura, reduzindo as chances de acidentes”, explicou.