Com o fechamento da janela partidária, a ‘super-bancada’ do prefeito Cícero Lucena (Progressistas) na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) sofreu um pequeno abalo. A bancada governista no Legislativo da Capital diminuiu de 25 para 23 parlamentares.
No total, 11 dos 27 vereadores pessoenses mudaram de legenda, o que representa uma renovação de 40,7%.
Na base governista, por exemplo, Mikika Leitão saiu do MDB e se filiou ao Republicanos; Marcílio do HBE deixou a vice-presidência do PRD e também foi para o Republicanos; Marcos Bandeira trocou o PMB pelo Avante.
Ainda migraram para o Avante, os vereadores Dr. Luís Flávio e Bruno Farias, que deixaram o PSDB e o Cidadania, respectivamente. Já o vereador Dinho, que preside a Casa, saiu do Avante e se filiou ao PSD.
Já a bancada de oposição, em tese, ganhou mais dois novos integrantes. Milanez Neto deixou o PV e migrou para o MDB. Com isso, deve apoiar a pré-candidatura do deputado Ruy Carneiro (Podemos) à Prefeitura da Capital.
Já Coronel Sobreira trocou o MDB pelo Novo, e agora deve apoiar o ex-ministro Marcelo Queiroga, que é o pré-candidato a prefeito do PL, com o apoio do Novo.
Já o ex-presidente da CMJP Durval Ferreira permaneceu no PL, mas até o momento não manifestou apoio à pré-candidatura de Queiroga. É possível que se mantenha na base de Cícero.
Suplentes
Entre os suplentes que estão na titularidade do mandato, Marcelo da Torre deixou o MDB e foi para o PSB; Mangueira permaneceu no PP e Coronel Kelson ficou no PRD (ex-Patriota).
Cenário após a janela partidária
As bancadas na Câmara deverão se posicionar assim:
Governo
- Bispo José Luiz (Republicanos)
- Bosquinho (PV)
- Bruno Farias (Avante)
- Chico do Sindicato (Avante)
- Corujinha (PP)
- Damásio Franca (PP)
- Dinho (PSD)
- Dr. Luís Flávio (Avante)
- Eliza Virgínia (PP)
- Emano Santos (PV)
- Guga (PP)
- Júnior Leandro (PDT)
- Marcílio do HBE (Republicanos)
- Marcos Bandeira (Avante)
- Marmuthe Cavalcanti (Republicanos)
- Mikika Leitão (Republicanos)
- Odon Bezerra (PSB)
- Professor Gabriel (PSB)
- Tarcício Jardim (PP)
- Thiago Lucena (DC)
- Toinho Pé de Aço (Republicanos)
- Zezinho Botafogo (PSB)
Oposição
- Carlão do Bem (PL)
- Coronel Sobreira (Novo)
- Marcos Henriques (PT)
- Milanez Neto (MDB)
Incógnita
- Durval Ferreira (PL)