O volume do setor de serviços na Paraíba apresentou o segundo maior crescimento da Região Nordeste em 2024, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No acumulado de janeiro a dezembro de 2023, a Paraíba registrou alta de 4,8% em comparação ao ano anterior, alcançando a segunda maior taxa de crescimento entre os nove Estados do Nordeste e superando a média nacional, que foi de 3,1%. Este é o quarto ano consecutivo de expansão no setor de serviços no Estado.
Nos 12 meses do ano passado, 11 taxas foram positivas, com destaque para os meses de julho (13%) e novembro (10,4%), que apresentaram crescimento de dois dígitos.
No cenário nacional, 22 das 26 unidades da federação e o Distrito Federal tiveram crescimento no setor de serviços. As maiores altas foram registradas no Amazonas (10,2%), Amapá (7,7%), Sergipe (7,1%), Espírito Santo (6,2%), Santa Catarina (6,1%), Distrito Federal (5,1%) e Paraíba (4,8%). Já as maiores quedas ocorreram no Mato Grosso (-10,2%), Rio Grande do Sul (-7,3%) e Mato Grosso do Sul (-6,5%).
No resultado anual de 2024, quatro dos cinco setores analisados apresentaram desempenho positivo. Os maiores destaques foram os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares. Além disso, os serviços prestados às famílias e outros serviços também tiveram crescimento. O único setor com resultado negativo foi o de transportes, que registrou queda de -0,7%.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) acompanha o comportamento do setor de serviços do país e dos Estados, analisando a receita bruta das empresas formalmente constituídas com 20 ou mais empregados, excluindo as áreas de saúde e educação. Ao lado da administração pública, os setores de serviços e de comércio possuem os maiores pesos na composição do PIB nacional e estadual.