A campanha de vacinação contra a gripe na Paraíba começa no dia 31 de março e terá como ponto alto o Dia D estadual, marcado para 12 de abril. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo proteger a população durante o período de maior circulação do vírus da influenza e alcançar mais de 100 mil pessoas em todo o estado.
Nesta quarta-feira (26), a SES inicia a distribuição de 112 mil doses da vacina aos municípios, e na próxima sexta-feira (28) será realizado o alinhamento técnico com os 223 municípios para detalhamento das estratégias. A iniciativa é conduzida pela Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e o Núcleo Estadual de Imunizações.
A vacina contra a gripe passa a integrar, a partir deste ano, o calendário nacional de vacinação, contemplando crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. A campanha também abrange outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, com a inclusão inédita dos trabalhadores dos Correios.
Segundo Márcia Mayara, chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, a imunização contra a influenza é essencial para evitar complicações graves da doença, como internações e óbitos. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza tipo B, e deve ser aplicada antes do pico de circulação desses vírus.
A meta da campanha é vacinar, no mínimo, 90% de cada um dos grupos prioritários, especialmente gestantes, crianças e idosos. O período de intensificação das ações vai de 31 de março a 30 de maio, com foco na ampliação da cobertura e ações educativas.
Márcia Mayara reforça a importância da imunização neste período crítico, que concentra o aumento dos casos de doenças respiratórias. “É fundamental que esses grupos recebam a vacina para estarem protegidos contra as complicações da influenza”, afirmou.
Confira os públicos-alvo definidos para a vacinação contra a gripe em 2025 nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste:
Grupo prioritário:
-
crianças de 6 meses a menores de 6 anos
-
gestantes
-
idosos com 60 anos ou mais
Grupo especial:
-
puérperas
-
povos indígenas
-
quilombolas
-
pessoas em situação de rua
-
trabalhadores da saúde
-
professores (ensino básico e superior)
-
profissionais das forças de segurança e salvamento
-
profissionais das forças armadas
-
pessoas com deficiência permanente
-
caminhoneiros
-
trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso
-
trabalhadores portuários
-
trabalhadores dos Correios
-
população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
-
adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
-
pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
A vacinação será contínua ao longo do ano, com ações concentradas no período de maior risco, visando garantir ampla proteção à população paraibana.