As aulas presenciais na Central de Aulas do Campus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, foram retomadas nesta segunda-feira (28), quase um mês após o ataque a tiros que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido.
Desde o incidente, a UEPB promoveu encontros com a comunidade acadêmica para discutir e adotar novas medidas de segurança. Entre as ações implementadas estão a contratação de mais agentes de portaria e segurança, melhorias na iluminação com a instalação de lâmpadas de LED, além da criação de rotas de fuga e escadas externas na Central Acadêmica Paulo Freire.
Inicialmente, o retorno das atividades estava previsto para o dia 14 de abril. No entanto, a administração da universidade optou por adiar a retomada para assegurar que todos os reforços de segurança estivessem devidamente implementados.
O ataque ocorreu na noite do dia 3 de abril. Um homem invadiu o campus e efetuou disparos dentro de uma copiadora da Central de Integração Acadêmica. A vítima, Keine Diniz dos Santos, de 40 anos, morreu no local. Outro funcionário também foi baleado e encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
De acordo com informações da Polícia Civil, o crime teria sido motivado por questões pessoais. O suspeito, que estava em processo de separação, havia se matriculado em um curso de tiro no ano anterior e adquirido uma pistola em janeiro de 2025, o que indicaria premeditação. Após cometer o ataque, o autor dos disparos atirou contra a própria cabeça e morreu no dia seguinte.