Entre a quinta-feira (15) e a manhã deste sábado (17), João Pessoa registrou 244,6 milímetros de chuva em um intervalo de 72 horas, segundo dados da Defesa Civil Municipal. Diante do volume elevado, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em prontidão, enquanto perdurar o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), válido até as 10h da terça-feira (20).
A previsão do Inmet aponta chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. Ainda assim, os impactos das chuvas já foram sentidos na cidade: a Defesa Civil registrou 112 ocorrências, a maioria relacionada a alagamentos e risco de quedas de árvores, que foram resolvidas ou repassadas aos órgãos competentes.
Na manhã de sábado, a Defesa Civil interditou quatro imóveis com risco estrutural, realocando as famílias para casas de parentes, enquanto aguardam inserção no programa Auxílio Moradia, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“A Defesa Civil não para. Nossas equipes estão desde o início das chuvas monitorando os bairros da cidade e vamos continuar atuando nas áreas de risco para garantir a segurança da população”, afirmou o coordenador do órgão, Kelson Chaves.
Ele também destacou a importância de medidas preventivas em situações de chuvas fortes, como:
-
Evitar o uso de eletroeletrônicos ao ar livre
-
Não se abrigar sob árvores
-
Deixar imediatamente locais de risco ao menor sinal de instabilidade
-
Acionar a Defesa Civil o quanto antes para providências adequadas
Como acionar a Defesa Civil
A Compdec-JP funciona 24 horas por dia, inclusive aos fins de semana e feriados, e pode ser acionada pelos seguintes canais:
-
WhatsApp: (83) 98831-6885
-
Telefone: 199
-
Aplicativo: João Pessoa na Palma da Mão (disponível na Play Store e App Store)
O trabalho segue intensificado para minimizar os efeitos das chuvas e garantir o bem-estar da população, especialmente nas áreas mais vulneráveis da capital.