
A Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) iniciou, às 7h desta segunda-feira (11), a Operação Margem Explosiva para fiscalizar postos de combustíveis da Capital diante de denúncias de aumento abusivo no preço da gasolina, registrado no fim de semana, com altas de até R$ 0,40 por litro.
A ação, que conta com o apoio do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) e da Guarda Civil Metropolitana, também verifica a aferição das bombas e bicos, além da validade de produtos vendidos em postos e lojas de conveniência.
Segundo o secretário Junior Pires, já foi constatada a elevação nos preços em alguns estabelecimentos entre sábado e domingo. “Estamos cobrando explicações dos postos que praticaram essa alta repentina. Um aumento de R$ 0,40 de um dia para o outro é uma margem explosiva que impacta diretamente no bolso do consumidor”, afirmou.
Os postos terão de apresentar documentos como notas fiscais de compra e venda para comprovar se houve justificativa para o reajuste. Caso sejam identificadas irregularidades, as penalidades vão de multas à suspensão temporária das atividades, com prazo de 10 dias úteis para defesa.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (83) 3213-4702, WhatsApp (83) 98865-0179 ou pelo site procon.joaopessoa.pb.gov.br.
Atendimento presencial
-
Sede: Av. Pedro I, 382, Tambiá – 8h às 17h
-
Procon-JP Digital: Totens nos shoppings Mangabeira, Manaíra, Tambiá e Parahyba Mall.