João Pessoa ultrapassa 7,8 mil recadastramentos em cemitérios municipais; prazo segue até 15 de outubro

A ação abrange os cemitérios Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Nossa Senhora da Penha, Cristo Redentor e São José.

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), segue com o processo de regularização e atualização cadastral de sepulturas, túmulos, jazigos, ossuários e mausoléus nos cemitérios públicos da Capital. O prazo termina em 15 de outubro, e até esta sexta-feira (3), 7.821 pessoas já haviam realizado o procedimento.

A ação abrange os cemitérios Senhor da Boa Sentença, Santa Catarina, Nossa Senhora da Penha, Cristo Redentor e São José.

Recadastramento online

Nesta segunda etapa, o recadastramento também pode ser feito pela internet, por meio da plataforma 1Doc.

“Estamos disponibilizando um link no site da Prefeitura para que as pessoas possam realizar o procedimento com mais facilidade. Esse recadastramento será um divisor de águas na gestão dos nossos cemitérios públicos. É importante que todos participem”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marmuthe Cavalcanti.

Atendimento presencial

Quem preferir pode comparecer presencialmente à Divisão de Cemitérios (Dicem), localizada na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf) — Avenida Hilton Souto Maior, nº 1.112, no bairro José Américo — de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Documentos necessários

Para titulares vivos:

  • Título de concessão da sepultura;

  • CPF e comprovante de residência do titular e do representante.

Para titulares falecidos:

  • Título de concessão da sepultura;

  • Certidão de óbito do titular;

  • CPF e comprovante de residência do representante.

Os documentos originais devem ser apresentados, sem necessidade de autenticação. O representante também pode realizar o processo com procuração pública ou autodeclaração disponível no local.

Taxas e informações complementares

Durante o recadastramento, é feito o pagamento das taxas anuais de manutenção e vigilância, no valor total de R$ 92, conforme a Lei Municipal nº 14.262/2021.

Quem fizer o recadastramento online pode optar por emitir o boleto presencialmente na Cecaf, ou aguardar o envio do documento para o e-mail cadastrado.

A Sedurb reforça que o interessado deve informar a localização exata da sepultura (quadra e lote). Caso não tenha essa informação, é necessário ir ao respectivo cemitério antes de concluir o cadastro.

Passo a passo do recadastramento online

  1. Acesse: https://x.gd/gFbo7;

  2. Faça login na plataforma 1Doc;

  3. No campo “Assunto”, digite Recadastramento;

  4. Selecione “Recadastramento Cemitérios 2025 – 2ª Chamada”;

  5. Preencha o formulário eletrônico;

  6. Anexe e identifique cada documento solicitado;

  7. Clique em “Protocolar” e anote o número do protocolo;

  8. Aguarde o boleto no e-mail informado.

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