Sisu passa a aceitar notas de três edições do Enem, explica secretário do MEC

A informação foi confirmada pelo secretário-geral do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinicius David.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passará a aceitar notas de três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. A informação foi confirmada pelo secretário-geral do Ministério da Educação (MEC), Marcus Vinicius David.

Segundo o secretário, candidatos que não participaram do Enem mais recente também poderão concorrer às vagas. “Se você não fez o Enem de 2025, mas tenha feito o Enem de 2024 ou de 2023, também pode disputar as vagas”, explicou.

Além da ampliação do uso das notas, o Sisu passou por mudanças técnicas para melhorar a experiência dos estudantes. De acordo com Marcus Vinicius David, o sistema foi completamente reformulado. “O sistema que está sendo disponibilizado agora é totalmente novo. Os estudantes vão perceber que ele é mais seguro e mais fácil de percorrer, desde as etapas iniciais até a escolha das opções”, afirmou.

Inscrições
As inscrições para a edição de 2026 do Sisu começam na próxima segunda-feira (19) e devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Vagas na Paraíba
Na Paraíba, o Sisu vai ofertar 21,9 mil vagas, distribuídas entre três instituições públicas: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Com as mudanças, a expectativa do MEC é ampliar o acesso ao ensino superior e facilitar o processo de escolha dos cursos pelos estudantes em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui