Paraíba recebe mais de 56 mil doses de vacina contra covid-19 em nova remessa do Ministério da Saúde

Distribuição reforça estoques e amplia cobertura vacinal no estado

O Ministério da Saúde enviou, nesta semana, mais 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para estados e o Distrito Federal. Na Paraíba, foram destinadas 56.304 doses do imunizante, reforçando o estoque para atender à demanda regional.

Com a nova remessa, o total de vacinas distribuídas pela pasta nos primeiros meses de 2026 chega a 6,3 milhões em todo o país.

Vacinas atualizadas garantem proteção contra variantes

Segundo o Ministério da Saúde, os imunizantes disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão atualizados para as cepas em circulação e continuam sendo a principal estratégia para prevenir casos graves, hospitalizações e mortes.

De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, o Brasil mantém estoque suficiente para garantir o acesso da população à vacinação.

Distribuição segue critérios técnicos e demanda local

O envio das doses é feito com base em critérios como o tamanho da população-alvo e o número de aplicações realizadas. Estados e municípios são responsáveis pela logística de distribuição, armazenamento e aplicação das vacinas.

Caso haja necessidade, as unidades federativas podem solicitar doses adicionais ao Ministério.

Paraíba já havia recebido mais de 93 mil doses em 2026

Entre janeiro e março deste ano, a Paraíba já havia sido contemplada com 93.302 doses. Com a nova entrega, o estado amplia a capacidade de vacinação para diferentes públicos.

Grupos prioritários seguem recomendação para imunização

O esquema vacinal no Brasil prioriza grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças pequenas e pessoas imunocomprometidas. Também estão incluídos trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e populações em situação de vulnerabilidade.

A recomendação é que a população procure a unidade de saúde mais próxima para verificar a situação vacinal e manter a proteção atualizada.

Dados mostram circulação da doença em 2026

Até 11 de abril de 2026, o país registrou mais de 62 mil casos de síndrome gripal por covid-19. Também foram notificados mais de 30 mil casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), com 188 mortes associadas à doença.

Diante desse cenário, as autoridades reforçam que a vacinação segue como a principal forma de proteção coletiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui