João Pessoa registrou, nas últimas 24 horas, volume de chuvas superior a 50% do esperado para todo o mês de maio. Segundo o coordenador da Defesa Civil na Capital, Noé Estrela, até as 8h40 desta sexta-feira (15) já havia chovido 116 milímetros. Os bairros com maiores índices foram Tambauzinho, Altiplano e Manaíra.
Pontos de alagamento já podem ser observados em algumas localidades, como a Avenida Pedro II e a Principal dos Bancários. Há ainda princípio de deslizamento de terra na Barreira do Castelo Branco. A situação é acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Até a publicação desta matéria, a Defesa Civil não tinha registrado ocorrências mais graves, como inundação de casas. No entanto, o órgão está preparado para esse tipo de transtorno.
“É possível que ocorram problemas assim. Está chovendo praticamente ininterruptamente e temos comunidades ribeirinhas. Para se ter uma ideia, o Cemaden [Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais] emite alerta às cidades quando as chuvas batem a marca de 50 milímetros, já estamos com 116 milímetros. Fomos alertados do risco para a cidade de João Pessoa e estamos em constante monitoramento da situação”, informou Noé Estrela.
Além do Cemaden, o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-As), vinculado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), também publicou um aviso de perigo de acumulado de chuvas para João Pessoa e mais 62 municípios da Paraíba.
O alerta é válido até as 8h deste sábado (16). Conforme a previsão, pode chover de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Há risco de transbordamento de rios, além de alagamentos e deslizamento de encostas.
O Inmet orienta que moradores de áreas afetadas pelas chuvas não enfrentem o mau tempo e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de inundação, a recomendação é de que pertences sejam envoltos em sacos plásticos, para minimizar os estragos provocados pela água.
Situações de emergência devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) e à Defesa Civil (199). Em João Pessoa, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 0800 285 9020.
Cidades sob alerta de perigo de chuvas
- Alagoa Grande
- Alagoinha
- Alhandra
- Araruna
- Araçagi
- Areia
- Bananeiras
- Bayeux
- Baía Da Traição
- Belém
- Borborema
- Caaporã
- Caiçara
- Caldas Brandão
- Capim
- Conde
- Cruz Do Espírito Santo
- Cuitegi
- Cuité De Mamanguape
- Curral De Cima
- Dona Inês
- Duas Estradas
- Guarabira
- Gurinhém
- Ingá
- Itabaiana
- Itapororoca
- Itatuba
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juarez Távora
- Juripiranga
- Lagoa De Dentro
- Logradouro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mari
- Mataraca
- Mogeiro
- Mulungu
- Natuba
- Pedras De Fogo
- Pedro Régis
- Pilar
- Pilões
- Pilõezinhos
- Pirpirituba
- Pitimbu
- Riachão
- Riachão Do Poço
- Rio Tinto
- Salgado De São Félix
- Santa Rita
- Sapé
- Serra Da Raiz
- Serraria
- Sertãozinho
- Sobrado
- Solânea
- São José Dos Ramos
- São Miguel De Taipu
- Tacima