Inovação

UFPB cria aparelho que facilita ensino de música para deficientes auditivos

Site do projeto ensina como fazer o dispositivo. Segundo os desenvolvedores, o aparelho é inédito no mundo.

UFPB cria aparelho que facilita ensino de música para deficientes auditivos
Foto: Divulgação

Um aparelho portátil que facilita o ensino de música para surdo e para deficientes auditivos foi criado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Denominado de MagMusic, o dispositivo funciona a partir de sinais luminosos, diferente dos registrados no planeta, que operam por meio de vibração. Segundo os desenvolvedores, o aparelho é inédito no mundo.

O MagMusic foi desenvolvido pelo pesquisador Magnaldo Araújo, enquanto atuou como professor substituto no departamento de educação musical da UFPB, no ano passado, em parceria com o especialista Liebson Henrique, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A inovação do MagMusic é promover a educação musical inclusiva de surdos e deficientes auditivos por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos emitidos por lâmpadas. Dessa maneira, é possível executar células rítmicas presentes em músicas e em exercícios musicais.

Ao ser acionado, o aparelho emite sinais luminosos que simulam pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada do aparelho tem uma função mobilizada pelo microcontrolador de acordo com a configuração inserida pelo usuário.

Um vídeo feito por Magnaldo Araújo, mostra o dispositivo em atividade. No site do projeto, é possível conferir o passo a passo para construir o artefato e fazer o download dos arquivos necessários para fazer a operacionalização.

G1

 

Link do vídeo!

Outras Notícias

Victoria Beckham usa hidratante feito com seu próprio sangue
17/01/2019 19:00
Entretenimento

Victoria Beckham usa hidratante feito com seu próprio sangue

Victoria Beckham aderiu a um produto de beleza um tanto quanto inusitado. Estilista e ex-Spice Girl, ela começou a usar um hidratante corporal feito com nada menos que o seu próprio sangue.

Leia mais
Quadrilha rapta caminhoneiros e rouba carga de cerveja
21/12/2018 11:29
Cidades

Quadrilha rapta caminhoneiros e rouba carga de cerveja

Uma quadrilha raptou três caminhoneiros e roubou uma carga de bebidas alcoólicas na madrugada desta sexta-feira (21), no município de Cabedelo.

Leia mais

Comentários