Na Espanha, Ricardo firma parceria com Universidade de Salamanca

O governador Ricardo Coutinho assinou nessa segunda-feira (26), na Espanha, convênio com a Universidade de Salamanca, a quarta mais antiga instituição de ensino superior da Europa, para desenvolvimento de parcerias entre o governo da Paraíba e a universidade espanhola. O pacto garantirá a ampliação dos programas Gira Mundo e Prima (Projeto de Inclusão Através da Música e da Arte), além de projetos nas áreas de pesquisa e intercâmbio profissional e cultural. O governador eleito da Paraíba, João Azevedo, também esteve presente ao ato.

A parceria foi firmada durante reunião com o Magnífico Reitor da USAL, Ricardo Rivero Ortega, e o diretor do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Salamanca, Ignacio Berdugo Gómez de la Torre. O governador Ricardo Coutinho reassume o Governo do Estado nesta quinta-feira (29).

Ricardo Ortega recepcionou os governadores da Paraíba em encontro oficial na sede da instituição, em Salamanca. Ele elogiou a iniciativa dos programas desenvolvidos na Paraíba. “Cuidamos das pessoas e valorizamos os gestores públicos que têm políticas públicas neste sentido”, afirmou o reitor. O Gira Mundo leva estudantes da rede pública estadual para intercâmbio no exterior e o Prima oferece aulas de instrumentos de música clássica.

Ricardo Ortega destacou ainda que a preservação dos direitos humanos é um princípio básico da Universidade de Salamanca. Para ele, os gestores públicos que não desenvolvem programas de inclusão social e acesso à educação estão “condenados ao fracasso”.

Na ocasião, o governador Ricardo Coutinho discorreu sobre o processo de transformação educacional que vem desfrutando a Paraíba nos últimos oito anos. E destacou a importância de um programa como o Gira Mundo, que já levou mais de 350 estudantes da rede pública estadual, além de 170 professores e gestores da educação, para intercâmbio no Canadá, Espanha, Portugal, Finlândia, Argentina e Israel. “Muito além dos investimentos que fizemos na construção e reforma das nossas escolas, na valorização salarial dos professores, na implantação de 100 escolas em tempo integral, entre outras intervenções, o Gira Mundo mexeu com a rede. Porque apresentamos oportunidades pelas quais nossos jovens, por méritos próprios, possam querer progredir”, disse.

Durante a reunião foi exibido um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Institucional sobre as experiências já vivenciadas no Gira Mundo e no Prima.

O reitor Ricardo Ortega presenteou o governador Ricardo Coutinho e o governador eleito, João Azevedo, com um livro sobre a histórica biblioteca da Universidade de Salamanca, que tem em seu acervo os primeiros livros impressos no mundo. O governador da Paraíba retribuiu o gesto deixando uma agenda confeccionada pelo Jornal A União para o ano de 2019, na qual se destacam poetas paraibanos, bem como uma edição do livro sobre os oitos anos do Orçamento Democrático na Paraíba.

Estavam presentes ainda à assinatura do convênio os secretários de Estado da Comunicação, Luís Tôrres, e das Finanças, Amanda Rodrigues, que integraram a comitiva do governador Ricardo Coutinho durante cumprimento da agenda institucional em Salamanca. Além das professoras da Universidade Federal da Paraíba, Marinalva Conserva, e Antônia Picornell, e coordenadores do programa Gira Mundo, a exemplo de Túlio Serrando, da Secretaria Estadual da Educação; e o consultor Sinoel Batista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui