ATENÇÃO: Vírus em memes no Twitter

Muitas pragas digitais disseminadas hoje na internet dependem de uma infraestrutura de "comando e controle": algo que permita ao vírus receber comandos de criminosos e instruções sobre quais dados devem ser capturados e para onde eles deviam ser enviados, por exemplo. De acordo com um alerta da fabricante de antivírus Trend Micro, criminosos estão escondendo esses comandos em imagens publicadas no Twitter que se parecem com memes.

Em um exemplo mostrado pela Trend Micro, uma conta no Twitter associada ao vírus publicou um meme com a cena a pílula vermelha do filme "Matrix", com o personagem Morpheus. O meme normalmente consiste em uma imagem do personagem com a frase "What if I told you" ("e se eu te disser" ou "e se eu te dissesse", nas versões em português).

A imagem em si é totalmente inofensiva. Porém, ao ser baixada pelo vírus, a praga digital consegue "enxergar" o comando oculto no meme e realizar uma tarefa. De acordo com a Trend Micro, as imagens analisadas possuíam o comando "print", que é interpretado pelo vírus como uma ordem para fazer uma captura de tela.

Além desse comando, o vírus ainda pode receber instruções para guardar a lista de programas em execução, capturar o conteúdo da área de transferência (que guarda o que é copiado com "CTRL-C"), capturar o nome de usuário do computador ou copiar um arquivo com um nome específico.

Todo cuidado é pouco!

Por: G1

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui