João Azevêdo prestigia abertura do Festival de Artes Jackson do Pandeiro

O governador João Azevêdo prestigiou, nessa quinta-feira (25), a abertura do Festival de Artes Jackson do Pandeiro, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, que integra a programação alusiva às comemorações do centenário de nascimento do cantor, compositor e ritmista paraibano mundialmente conhecido como o rei do ritmo. Além das exposições, debates e apresentações culturais, o primeiro dia do evento foi marcado pelo show do cantor e compositor pernambucano Lenine, que cantou grandes sucessos da sua carreira para o público que lotou a Praça do Povo. 

No local, o governdor e a primeira-dama Ana Maria Lins visitaram estandes de artesãos paraibanos e homenagearam a viúva de Jackson do Pandeiro, Neuza Flores, e as sobrinhas do artista, Geralda Miranda e Maria das Mercês Souza.

O gestor destacou a alegria de celebrar o centenário de um paraibano que, pela sua força e arte, fez a diferença no Brasil e levou o nome da Paraíba aos quatro recantos do país. “Nós dedicamos o ano inteiro ao centenário de Jackson que, pela sua importância enquanto músico e representante do nosso estado e do Nordeste, nos estimulou a criar esse maravilhoso Festival. A história dele ficará imortalizada não só pela sua obra, mas pelo reconhecimento do seu povo e da sua região”, frisou.

A presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Nézia Gomes, afirmou que a gestão estadual está promovendo ações que mantêm viva a história de um paraibano que foi importante para a cultura brasileira. “O Governo do Estado está realizando todo o ano cultural em homenagem a Jackson do Pandeiro e este evento vem coroar essa digna homenagem ao artista, juntando todas as artes, porque nós lembramos muito de Jackson na música, mas ele também era do cinema e do teatro, e nós estamos aqui com uma diversidade da arte, com muita presença da cultura paraibana, além de atrações nacionais para abrilhantar o Festival”, declarou.

O cantor Lenine ressaltou o significado especial de participar de um Festival em homenagem a Jackson do Pandeiro. “Ele é um pilar para mim porque se a gente for pensar na música popular brasileira, ele é um dos alicerces, o que é evidente para mim. Jackson é fundamental e importantíssimo e é muito bom estar fazendo essa comemoração com tanto tempo de festa”, disse.

Neuza Flores, viúva de Jackson do Pandeiro, agradeceu a homenagem do Governo do Estado ao centenário do artista. “Meu coração está transbordando de alegria. Estou muito orgulhosa e feliz de ver essa homenagem e se ele aqui estivesse, também teria gostado muito. Eu quero agradecer a todo o povo da Paraíba e ao governador por esse reconhecimento”, comentou.

A empresária Luana Suzuki elogiou a organização do evento e garantiu presença em todos os dias do Festival. “Eu estou impressionada com a qualidade das bandas convidadas e o que eu achei mais interessante foi que o Governo chamou alguém de fora, mas chamou artistas daqui também. Isso para mim é incrível porque têm artistas reconhecidos nacionalmente, mas também valoriza os da nossa cidade”, falou.

A comerciante Edineia Lima também parabenizou a programação do Festival. “Eu estou achando maravilhoso. Eu gosto muito do Lenine e essa homenagem a Jackson do Pandeiro é merecida. Além disso, eu gosto muito das programações do Espaço Cultural”, afirmou.

A primeira noite do Festival de Artes Jackson do Pandeiro também foi prestigiada pelo deputado estadual Ricardo Barbosa e o secretário de Articulação Política, João Gonçalves, além de auxiliares do Governo.

Festival de Artes Jackson do Pandeiro – O evento segue até domingo (28), com mais de 60 atrações, em diversas áreas da cultura, como música, teatro, dança, circo, audiovisual, literatura, cultura popular e artes visuais. Durante quatro dias, mais de 400 artistas passarão pelo Espaço Cultural José Lins do Rego, que foi dividido em 13 polos.

Entre os artistas convidados que ocuparão o Polo ‘Sebastiana’ (Palco da Praça do Povo) estão a baiana Margareth Menezes, que canta no sábado (27), e o paraibano Genival Lacerda, que participa do concerto especial da Orquestra Sinfônica da Paraíba no domingo (28). A programação completa do evento está disponível no site www.funesc.pb.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui