ASSISTA; Antes de ‘ordem’ de Bolsonaro, hospitais da PB que tratam Covid-19 já eram invadidos por bolsonaristas

O presidente Jair Bolsonaro pediu, durante uma live na quinta-feira (11), para que apoiadores invadissem e filmassem instalações públicas para mostrar a ocupação dos leitos em unidades hospitalares voltadas ao tratamento da Covid-19.

O presidente Jair Bolsonaro pediu, durante uma live na quinta-feira (11), para que apoiadores invadissem e filmassem instalações públicas para mostrar a ocupação dos leitos em unidades hospitalares voltadas ao tratamento da Covid-19. A iniciativa presidencial surge de uma teoria conspiratória que aponta as mortes por Covid-19 estão sendo super notificadas e os leitos estariam vazios. Na Paraíba, esse tipo de ação temerária, com ares criminosos, já vinha acontecendo.

“Tem hospital de campanha perto de você, hospital público, arranja uma maneira de entrar e filmar. Muita gente está fazendo isso e mais gente tem que fazer para mostrar se os leitos estão ocupados ou não. Se os gastos são compatíveis ou não. Isso nos ajuda”, afirmou o presidente.

 

No dia 3 de maio, o deputado estadual Cabo Gilberto invadiu o Hospital Solidário, ao lado do Metropolitano, em Santa Rita, que é um hospital de campanha especializado no tratamento da Covid-19. Sob a justificativa que Bolsonaro usaria na última quinta-feira, o parlamentar quis possivelmente mostrar que estaria acontecendo super notificação dos casos e mortes por coronavírus no estado.

Na ação, o parlamentar bolsonarista confessou que furou a segurança do hospital, após ter sido barrado previamente. Junto com assessores, ele informou que o grupo estava com máscaras e álcool em gel, ele entrou após insistência e fez uma fiscalização.

“Recebi várias denúncias de que o hospital não estava superlotado como o governador e seus aliados estavam falando, com isso fui in loco fiscalizar, como sempre faço, para não divulgar fake news”, disse o deputado na época.

No dia que Cabo Gilberto invadiu o hospital, a Paraíba registrava 1.219 confirmados e 79 mortes por coronavírus. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o estado agora tem 26.556 casos confirmados e 610 óbitos.

Prática é proibida

A entrada sem autorização em unidades de saúde não é permitida, já que fere o direito à privacidade dos pacientes e expõe os invasores a possíveis contaminações.

Além disso, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) segue sendo o isolamento social como forma de conter o avanço da Covid-19.

 

 

View this post on Instagram

➡️Arraste a tela pro lado pra ver mais detalhes. Visitei o hospital Metropolitano da grande João Pessoa, após receber inúmeras denúncias de que a unidade de saúde solidária instalada pelo governo do Estado da Paraíba, não estava super lotada com casos de COVID-19 como o governo do Estado e seus auxiliares dizem todos os dias a sociedade paraibana ocasionando pânico. A saúde pública da paraiba está um caos sim, mais não por conta do coronavírus, e sim pelo desvio jamais visto em nossa história, descoberto através da operação calvário. Faço um apelo a população; não deixem ser manipulados pela secretaria de comunicação girassol que em plena pandemia aumentou quase 8 milhões de reais para atacar a oposição ao governo. UMA MENTIRA DITA VÁRIAS VEZES SE TORNA VERDADE! Espero que todos os meios de comunicação governista tenham imparcialidade e coloquem minha versão como resposta aos ataques que sofri nas últimas 24 horas. Cabe ao parlamentar estadual fiscalizar os atos do executivo, não irei abrir mão dessa prerrogativa. A segurança não permitiu minha entrada seguindo ordens, porém informei que não estava pedindo para entrar, e sim informando que iria entrar, e fiscalizar como está sendo empregado o dinheiro público. Entrei em vários setores e observei o hospital vazio, limpo higienizado, como as fotos comprovam! Iremos fiscalizar sempre que receber denúncias e cumprindo nosso papel. Fiz a fiscalização usando máscara e álcool em gel, respeitamos todas as autoridades, mas também exigimos respeito! #deputadocabogilberosilva

A post shared by Deputado Cabo Gilberto Silva (@cabogilbertosilva) on

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui