PRF registra quatro acidentes na BR 101 ocasionados por aquaplanagem só hoje

Em virtude das fortes chuvas registradas nas últimas horas, a PRF na Paraíba alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir para evitar acidentes graves.

blank

Apenas nas primeiras horas de hoje foram registrados quatro acidentes ocasionados por aquaplanagem em virtude das fortes chuvas. Todos eles na BR 101 sentido Pernambuco

Em virtude das fortes chuvas registradas nas últimas horas, a PRF na Paraíba alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir para evitar acidentes graves. Apenas durante as primeiras horas dessa sexta-feira (19), já foram registrados quatro acidentes ocasionados pelo fenômeno conhecido como aquaplanagem, que surge em virtude do acumulo de água ocasionado pelas fortes chuvas.

Os quatro acidentes registrados aconteceram na BR 101, no Km 88, 97, 99 e 122, na saída da Paraíba em direção a Pernambuco. O acidente ocorrido no km 122 envolveu um caminhão transportando produtos perigosos e uma das faixas continua interditada no local para ser feita a remoção do veículo com segurança.

A PRF alerta sobre a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados ao dirigir para evitar acidentes graves. Para aqueles motoristas que necessitam realizar deslocamentos pelas rodovias federais neste período chuvoso é importante estar atentos ao estado dos pneus, faróis, limpador dos vidros e condições dos freios. Além disso, é fundamental reduzir a velocidade e sempre manter os faróis acessos.

blank

A PRF alerta ainda que existem vários pontos nas rodovias federais do estado que acumulam água durante as chuvas e que podem provocar o fenômeno denominado aquaplanagem, quando o veículo perde o contato com o solo porque se forma uma camada de água entre o pneu e o asfalto. Quando isso ocorre, o motorista perde o controle do veículo por alguns instantes, podendo acontecer acidentes graves.

Mas o que devo fazer para evitar a aquaplanagem? É importante estar com os pneus em bom estado. O pneu careca propicia que a aquaplanagem ocorra em virtude da ausência da banda de rodagem, aqueles frisos por onde a água escoa. Também é importante verificar a calibragem dos pneus. Outra dica fundamental é reduzir a velocidade antes de entrar na poça de água mas nunca de forma abrupta.

E se o veículo aquaplanar? Se o veículo aquaplanar, não pise no freio e não faça movimentos bruscos com o volante. Tire o pé do acelerador, mantenha o veículo em linha reta até que ele recupere a aderência com o solo. E o mais importante, mantenha a calma.

Em caso de emergência, entre em contato com a PRF através do 191. Perceba o risco e evite acidentes. A conduta do motorista é fundamental para evitar acidentes e preservar a vida.

blank
blank

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui