Volume de vendas na Paraíba sobe 5,6% e tem 4ª maior alta do país em um ano, diz IBGE

No comparativo com o mês de agosto deste ano, o setor no estado registrou, em setembro, queda de 2,9% no volume de vendas. A retração foi a 6ª maior do país.

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba acumulou a 4ª maior alta do país no período de um ano, conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (11). Entre os meses de setembro de 2019 e 2020, a variação positiva foi de 5,6%.

A alta ficou acima da média do país, de 0,9%. Foi menor apenas do que as registradas no Pará, de 7,3%; Amazonas, de 7%; e em Santa Catarina, de 6,3%.

Em 12 meses, a receita nominal do setor acumulou um crescimento de 8,4%, valor acima da média nacional, de 4,2%. Na comparação com outros estados, foi a 5ª maior variação, atrás das constatadas no Amazonas, de 12,5%; Pará, de 12,1%; Santa Catarina, de 9%; e Maranhão, de 8,7%.

Se comprado ao índice registrado em setembro de 2019, o varejo paraibano também apresentou resultados positivos, com alta de 12,8% no volume de vendas e de 18,5% na receita nominal.

Apesar disso, no comparativo com o mês de agosto deste ano, o setor no estado registrou, em setembro, queda de 2,9% no volume de vendas, a 6ª maior retração do país, acompanhada por uma redução de 1% na receita nominal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui