Prefeitura realiza ações para reduzir os danos causados pela chuva em JP

Plantão da Defesa Civil, que dispõe para a população os números 0800-285-9020 e 98831-6885, recebeu 27 chamadas até o final da tarde desta quinta

A Prefeitura de João Pessoa segue monitorando toda a cidade, principalmente as áreas ribeirinhas e de risco, trabalhando para reduzir os danos causados pelo grande volume de chuva, cerca de 170 milímetros entre esta quarta (12) e quinta-feira (13). Para tanto, realiza ações integradas que envolvem a Defesa Civil, as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O plantão da Defesa Civil, que dispõe para a população os números 0800-285-9020 e 98831-6885, recebeu 27 chamadas até o final da tarde desta quinta-feira. Kelson Chaves, secretário da Defesa Civil, fez uma avaliação da situação, em comparação com o ano passado. “Até às 15h desta quinta-feira, João Pessoa já tinha registrado 167,8mm de chuvas nas últimas 24 horas, o que representa quase 70% a mais que o previsto só para o dia de hoje. O número de ocorrências até o momento está bem abaixo do registrado no final de fevereiro do ano passado. Sinal de que todo o esforço de prevenção empreendido pela gestão está mostrando resultados positivos”, destacou.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas devem continuar pelas próximas horas.

Assistência

Desde o final da tarde desta quinta-feira que equipes da Defesa Civil e de Direitos Humanos e Cidadania estão nas comunidades São Rafael (Castelo Branco) e Padre Hildon Bandeira (Torre) realizando trabalho de assistência a cerca de 30 famílias. Elas tiveram as residências prejudicadas com o aumento do nível do Rio Jaguaribe devido o grande volume de chuva.

As equipes irão fazer o cadastro das famílias dentro da proteção social e ofertar os serviços da Prefeitura que melhor se encaixam pra necessidade de cada uma, como o Balcão de Direitos e o Auxílio Moradia.

Trânsito

Com a forte chuva, os pontos de alagamentos são inevitáveis, o que compromete a fluidez no trânsito. Segundo a Semob-JP, foram registrados 12 pontos críticos de alagamentos, além de sete falhas em cruzamentos semaforizados. Os agentes de mobilidade foram acionados pela população, por meio do 118 ou  98760-2134 (whatsapp do Cott),   para 50 urgências de trânsito. Apesar dos transtornos, nenhum acidente ocorreu nas áreas monitoradas.

Limpeza

As equipes da Emlur e Seinfra também passaram o dia de prontidão. Na Avenida Epitácio Pessoa, onde ocorreu o deslizamento da barreira do Clube Cabo Branco, precisou ser realizada a limpeza da calçada. O serviço foi executado por uma equipe de aproximadamente 15 agentes e com a utilização de um caminhão-pipa. Agora à noite, um caminhão caçamba da Emlur vai retirar os restos dos resíduos. O Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos também está a postos para contribuir com outras ações emergenciais em decorrência das chuvas.

Com uma equipe de 80 homens, a Seinfra atuou em mais de 30 ruas e avenidas da Capital, onde foram realizadas limpezas em torno de 50 galerias de águas pluviais, em um trabalho conjunto com a Defesa Civil. Cerca de 16 bairros foram atendidos, entre eles Valentina, Centro, Torre, Cristo, Varadouro, Cabo Branco e Jaguaribe.

Quedas de árvores

Os técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam registraram três quedas de árvores, sendo uma na Avenida Rui Carneiro, outra em Mangabeira e a terceira no Portal do Sol. Ninguém ficou ferido, tampouco foram registrados danos materiais.

Para acionar a Semam, os telefones são 3264-1680 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h) e 3218- 9208 (das 8h às 00h).

Até o momento, a Sedurb foi acionada apenas para resolver problemas na tubulação do mercado de Jaguaribe e no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro. As equipes estão de prontidão para atender a qualquer chamado da Defesa Civil. Com a trégua nas chuvas, as equipes de manutenção estarão atuando para consertar possíveis danos ocasionados nos espaços públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui