Justiça determina que 2ª dose da vacina AstraZeneca seja aplicada em 90 dias

A decisão atende o pedido de urgência feito pelo Ministério Público Federal.

Doses of AstraZeneca's coronavirus disease (COVID-19) vaccine are seen, as Spain resumes vaccination with AstraZeneca shots after a temporary suspension, inside a COVID-19 vaccination centre at Wanda Metropolitano stadium, in Madrid, Spain, March 24, 2021. REUTERS/Sergio Perez

A 3ª Vara da Justiça Federal, em João Pessoa, determinou que o estado da Paraíba e as prefeituras garantam que a segunda dose da vacina Astrazeneca seja aplicada em 90 dias, em todos os paraibanos e paraibanas que já receberam a primeira aplicação. A decisão atende o pedido de urgência feito pelo Ministério Público Federal.

Na semana passada, um acordo firmado pelas autoridades de Saúde do estado e de municípios para  aumentar o  intervalo de aplicação para até 120 dias. Na reunião, foi decidido pelas autoridades antecipar o uso de 269 mil doses da AstraZeneca, reservadas para segunda aplicação, e aumentar a imunização da população com uma primeira dose.

O MPF quer evitar que as pessoas já imunizadas com a primeira dose (D1) da Astrazeneca tenham comprometido o ciclo de imunização por não receberem a segunda dose, no intervalo recomendado pela bula da vacina (90 dias), em decorrência dessa distribuição das segundas doses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui