Não há risco de tsunami na PB após erupção de vulcão, diz pesquisador

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma - ilha que compõe o conjunto das Ilhas Canárias espanholas - têm o potencial de provocar um tsunami na costa brasileira

Após a erupção do vulcão na ilha espanhola de La Palma, nas Ilhas Canárias, neste domingo (19), às 11h12, o pesquisador Carlos Teixeira, do Instituto Labomar (Instituto de Ciências do Mar), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), explicou que o fenômeno tem sido monitorado, mas ainda é tido como pequeno e que “em nenhum momento” está gerando ameaça de tsunami no país.

“Não há motivo para pânico. Não há nenhum alerta de tsunami e nenhum perigo de tsunami no Brasil. A gente não precisa se preocupar”, garantiu o pesquisador.

O pesquisador explicou que a ideia de um possível tsunami no Brasil teve origem em um artigo científico publicado em 1999. No entanto, esclareceu que tal fenômeno ocorreria apenas em um “deslizamento muito grande” causado por uma erupção explosiva em um dos vulcões das Ilhas Canárias, o que não ocorre neste domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui