Paraíba realiza primeiro resgate por UTI aérea

Uma idosa que sofreu um infarto no Alto Sertão foi a primeira pessoa a ser atendida pelo Grupo de Resgate Aeromédico.

Um idosa de 60 anos de idade foi a primeira pessoa a ser socorrida pelo Grupo de Resgate Aeromédico Estadual, na Paraíba. O resgate aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira (4) após a mulher sofrer um infarto na região de Princesa Isabel, no Sertão. Ela foi levada para Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa.

No voo, estavam o comandante Álvaro, do Corpo de Bombeiros, o co-piloto Meneses, o enfermeiro cabo Nunes e o médico Cabo Casado.

“É uma alegria imensa para nós e toda a tripulação. Estávamos em treinamento quando recebemos o chamado e prontamente abortamos o treinamento para cumprir a missão. Analisamos a situação da paciente, condições climáticas e sobrevoamos com toda segurança e responsabilidade”, afirmou o comandante

Segundo a equipe, a idosa foi recebida com quadro estável que permitia o transporte em segurança, estava consciente e orientada. “Sabíamos da importância do atendimento especializado que ela receberia no Metropolitano e, graças à estrutura da aeronave, garantimos um voo seguro”, explicou o Álvaro.

Já no Hospital Metropolitano, a idosa passou pelo processo de desobstrução de artéria por meio de cateterismo e angioplastia. A previsão é de que a paciente receba alta médica neste fim de semana.

A aeronave

É um monomotor modelo Piper Saratoga PA-32R-301T. Além do serviço de UTI aérea para o transporte de pacientes de maneira programada, regulados através da Secretaria de Saúde, a aeronave Bombeiros 01 é utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo, da Secretaria da Segurança e do CBMPB.

A autonomia é de 4 horas de voo e tem capacidade para transportar 1 paciente, 1 médico, 1 enfermeiro, e a tripulação formada pelo piloto e o co-piloto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui