Crianças foram vacinadas contra Covid-19 com dose de adultos em Lucena

Menores de 11 anos receberam doses na semana passada.

Após uma denúncia da mãe de duas crianças, a prefeitura de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, confirmou que cerca de 40 menores de idade foram vacinados de forma irregular contra a Covid-19. Além da aplicação com dosagem para adultos, os pequenos receberam as doses uma semana da chegada dos lotes com o conteúdo líquido específico e recomendado à faixa etária de 5 a 12 anos.

De acordo com nota oficial da prefeitura, “uma auxiliar que aplicou indevidamente e sem autorização vacinas” e que “está pondo a disposição das famílias acompanhamento médico e (também está) monitorando as crianças”. O caso foi confirmado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O relato da mãe das crianças foi endereçado ao secretário de Saúde da Paraíba. Geraldo Medeiros tomou conhecimento após ampla repercussão nas redes sociais. No vídeo, uma mãe de crianças de cinco e sete anos informou o que havia acontecido. Até então, os menores não apresentaram reações adversas aos imunizantes.

As doses

Vale ressaltar que há uma diferença com relação a dosagem das vacinas aplicadas em crianças em comparação aos adultos. As doses corretas correspondem a 1/3 do conteúdo líquido aplicado nos adultos e as embalagens são na cor laranja.

Ainda segundo a prefeitura, o profissional responsável pela aplicação foi afastado. O Ministério Público Federal (MPF) tomou conhecimento do caso e intimou mãe e a equipe responsável pela Unidade Básica para prestar esclarecimentos na segunda-feira (17).

Vacinação em crianças na Paraíba

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças começou neste sábado (15), na Paraíba. Em João Pessoa, por exemplo, a aplicação das primeiras doses pediátricas do imunizante da Pfizer  vai ocorrer neste domingo (16) em postos instalados nos parques Solón de Lucena e Arruda Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui