Ex-secretária de Saúde, Cláudia Veras, é proibida de deixar a Paraíba

O processo relacionado a Veras tramitou inicialmente na Justiça Comum e foi remetido ao TRE por suposta conexão dos crimes de corrupção apontados pelo Ministério Público com “caixa 2”, o que se configuraria com ilícito eleitoral.

Suspeita de envolvimento na Operação Calvário, que investiga desvio de recursos públicos da Saúde na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho, a ex-secretária Estadual de Saúde, Cláudia Veras, teve negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) um pedido para participar de eventos fora da Paraíba. A negativa foi proferida pelo juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, responsável pelos casos da Calvário no TRE. Ele entendeu que a Corte não tem competência para analisar o pedido. A Calvário apura supostos desvios de recursos públicos na Saúde e na Educação entre 2011 e 2018.

O processo relacionado a Veras tramitou inicialmente na Justiça Comum e foi remetido ao TRE por suposta conexão dos crimes de corrupção apontados pelo Ministério Público com “caixa 2”, o que se configuraria com ilícito eleitoral. A ex-secretária de Saúde cumpre medidas cautelares impostas pelo desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça. Elas estabelecem que a ex-auxiliar do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) precisa de autorização judicial para deixar a comarca de João Pessoa. A medida é similar à de outros réus que conseguiram habeas corpus para suspender a existência.

No pedido formulado junto ao TRE, ela destacou a necessidade de se ausentar do Estado para participar da reunião de monitoramento e avaliação do Projeto Rede Colaborativa, como representante do Ministério da Saúde, que ocorrerá nos dias 26 a 28 de abril. Ela também foi convocada para participar do 3º Encontro Nacional do Apoio Institucional da Gestão Federal do SUS, que ocorrerá na cidade de São Paulo, entre os dias 01 a 04 de junho.

Além disso, foi indicada pela Coordenação do Projeto Rede Colaborativa, da qual faz parte, como representante do Ministério da Saúde, para participar de atividade de avaliação das Experiências na Mostra Nacional de Experiências do SUS, que ocorrerá dentro do 36º Congresso do Conasems, em Campo Grande/MS, entre os dias 12 e 15 julho.

Roberto D’Horn Moreira entendeu que como o processo da Operação Calvário foi enviado para o TRE, a defesa encaminhou o pedido de autorização. Só que o juiz responsável pelo processo da Operação Calvário no TRE entendeu que eventual autorização para se ausentar do Estado deve ser concedida pelo juízo que aplicou a medida cautelar de permanecer no local da infração, ou seja, o relator do processo no TJPB, desembargador Ricardo Vital. Na decisão, o juiz Roberto D’Horn explicou que ainda não há uma posição firmada pelo TRE sobre a competência da Justiça Eleitoral para julgar o caso da Operação Calvário.

“Tal exame sobre a competência ou não da Justiça Eleitoral para processar e julgar o Procedimento Investigatório Criminal nº 0000015-77.2020.815.0000 ainda será oportunamente decidido. Reitere-se que a decisão proferida pela Justiça Comum Estadual, na oportunidade em que remetera os autos a esta Corte, não se tratou de declínio de competência. E ainda que o fosse, data máxima vênia, não ensejaria o reconhecimento automático da competência desta Justiça Especializada. Em suma, a Justiça Eleitoral não possui competência para apreciar e decidir o pleito em comento”, afirmou o magistrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui