Governo recua e libera verbas da educação; UFPB tinha R$ 16 mi bloqueados

Bloqueio geraria impacto principalmente nas despesas de investimento ainda em licitação, segundo a UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) informou que congelamento de verbas da educação, por parte do governo federal, anunciado nesta segunda-feira (28), havia bloqueado R$ 16.069.314,98 da instituição. De acordo com a Pró-reitoria de Planejamento, a retenção do valor geraria “impacto principalmente nas despesas de investimento ainda em licitação”. Nesta quinta (1º), o governo recuou e decidiu liberar as verbas, segundo a – a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Conforme a UFPB, uma das licitações que poderiam ser prejudicadas era a da contratação de obra da Linha de Distribuição e Subestação 69kV, que sem os recursos não pode ser consolidada. Ainda segundo a instituição, este projeto é fundamental pois vai acabar com a instabilidade da rede elétrica, “que enfrenta apagões frequentes”.

A universidade pontuou também que sem a subestação a expansão de edificações futuras ficará inviabilizada.

Antes da nova decisão do governo federal, a UFPB havia garantido o empenho das despesas e ações prioritárias planejadas para 2022, como bolsas, auxílios, restaurante universitário, contratos terceirizados e contas básicas (energia elétrica, água e telefonia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui