Eleitor tem até 19 de dezembro para regularizar o título

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comunica às eleitoras e aos eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares) – sendo cada turno considerado uma eleição – para procurar a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) comunica às eleitoras e aos eleitores que não votaram nem justificaram a ausência às urnas nos três últimos pleitos (regulares ou suplementares) – sendo cada turno considerado uma eleição – para procurar a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título. Para regularizar a situação, além de pagar as multas, o eleitor terá de comparecer a um cartório eleitoral munido de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral, se o possuir.

O eleitor pode checar a regularidade do título por meio do link https://www.tre-pb.jus.br/servicos-eleitorais/situacao-eleitoral/situacao-eleitoral e consultar as informações das Zonas Eleitorais da Paraíba através do link https://www.tre-pb.jus.br/institucional/zonas-eleitorais/zonas-eleitorais.

Quem tiver o título cancelado poderá sofrer uma série de consequências, como não obter passaporte nem carteira de identidade, não receber salário de função ou emprego público e não poder participar de concorrência pública ou administrativa estatal. Além disso, ficará impossibilitado de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

Prazos

A Resolução TSE nº 23.594/2018 estabelece os prazos para execução dos procedimentos relativos ao cancelamento dos títulos eleitorais, bem como para a regularização da situação dos eleitores.

Em 2023, as eleitoras e os eleitores em situação irregular com a Justiça Eleitoral têm até o dia 19 de dezembro para regularizar o cadastro, tendo em vista que o recesso forense tem início no dia 20 de dezembro de 2023.

Siga o exemplo do senhor José Pedro Militão da Silva, de 104 anos de idade, residente na cidade de Monteiro/PB, que na condição de eleitor apto a votar, passa a contribuir com as decisões políticas do País. Ele compareceu no dia 10 de agosto de 2023 à 29ª Zona Eleitoral de Monteiro/PB e efetuou a regularização do título de eleitor. Clique AQUIe leia a matéria produzida pela Assessoria de Comunicação e Multimídia do TRE-PB e assista ao vídeo da entrevista feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) clicando AQUI.

A eleitora e o eleitor também podem tirar o título, de forma gratuita, no Portal no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na plataforma Título Net.

Saiba mais clicando AQUI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui