O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, autuou 458 condutores durante blitzen realizadas no mês de março. Desses, 213 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, enquanto 245 motoristas cometeram outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As ações de fiscalização ocorreram em vias movimentadas de João Pessoa, como a Via Expressa Padre Zé, Edson Ramalho, Hilton Souto Maior, Ministro José Américo de Almeida, Nossa Senhora dos Navegantes, Epitácio Pessoa, Bacharel José de Oliveira Curchatuz, Flávio Ribeiro Coutinho e na PB-008. As abordagens também se estenderam para outras cidades do estado, incluindo Cajazeiras, Rio Tinto, Lucena, Campina Grande, Cabedelo, Solânea, Belém, Cuité e Nova Floresta.
Durante as operações, foram realizados 2.530 testes de etilômetro (bafômetro), que resultaram na remoção de 43 veículos aos pátios do órgão e na condução de quatro motoristas à delegacia.
Para a execução das fiscalizações, os agentes utilizaram etilômetros, talonários eletrônicos, redutores de velocidade móveis, camas de faquir, cones e barreiras retráteis de sinalização.
O coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, afirmou que as ações estão sendo ampliadas e interiorizadas, com foco na redução dos casos de embriaguez ao volante.
“Estamos intensificando as fiscalizações para coibir os abusos de condutores que continuam desrespeitando as leis de trânsito, especialmente no que se refere à combinação álcool e direção”, destacou.
De acordo com o CTB, o motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool está sujeito a multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação por um ano. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra, e o condutor pode ter a CNH cassada.