Parque da Lagoa recebe encontro de conscientização sobre fibromialgia e lúpus neste sábado em João Pessoa

Evento integra campanha Maio Roxo e busca ampliar visibilidade para doenças crônicas e autoimunes

O Parque Solon de Lucena, no Centro de João Pessoa, será palco neste sábado (9), a partir das 9h, do “Grande Abraço na Lagoa”, evento promovido em alusão à campanha Maio Roxo.

A iniciativa reúne pacientes com fibromialgia, lúpus e outras doenças autoimunes ou síndromes de dor crônica em um momento de conscientização, acolhimento e solidariedade.

O encontro é organizado pela Associação de Fibromiálgicos da Paraíba (AFIBRO-PB) em parceria com a Associação Águias da Paraíba de Apoio aos Pacientes Reumáticos e Autoimunes (AGAPAR).

Além dos pacientes, o convite também é direcionado a familiares, amigos e toda a sociedade paraibana.

Segundo as associações, o objetivo do encontro é fortalecer a rede de apoio entre pessoas que convivem com doenças crônicas, promovendo troca de experiências e acolhimento.

Nas redes sociais, as entidades destacaram a importância de criar espaços seguros para que os pacientes possam compartilhar vivências e combater o isolamento frequentemente causado pelas limitações impostas pelas doenças.

A ação integra a campanha Maio Roxo, movimento internacional de conscientização sobre lúpus, fibromialgia e outras doenças autoimunes.

As organizações ressaltam que a visibilidade é essencial porque muitas dessas enfermidades são consideradas “doenças invisíveis”, já que nem sempre apresentam sinais físicos aparentes.

Por conta disso, pacientes frequentemente enfrentam incompreensão social e dificuldades no ambiente de trabalho devido às dores crônicas, fadiga intensa e limitações causadas pelas doenças.

As associações também destacam que o fortalecimento da rede de apoio ajuda na defesa de direitos, no combate ao preconceito e na preservação da saúde mental das pessoas diagnosticadas com essas condições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui