Paraíba recebe mais de 10 mil doses da nova vacina pneumocócica e amplia proteção infantil

Imunizante passa a integrar o calendário de vacinação de rotina para crianças menores de cinco anos e será distribuído para todos os municípios paraibanos.

A Paraíba recebeu 10.740 doses da vacina pneumocócica conjugada 20-valente (VPC20), novo imunizante que passa a integrar o calendário de vacinação de rotina para crianças menores de cinco anos. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e serão distribuídas para os 223 municípios do estado entre os dias 15 e 17 de junho, permitindo o início imediato da vacinação nas unidades de saúde.

A incorporação da VPC20 representa um importante avanço na prevenção de doenças causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, conhecida como pneumococo. O micro-organismo é responsável por infecções que vão desde quadros mais comuns, como sinusite e otite, até doenças graves como pneumonia, meningite e sepse.

Com a nova vacina, o Sistema Único de Saúde (SUS) amplia a proteção contra um número maior de sorotipos da bactéria, fortalecendo o combate às doenças pneumocócicas e reduzindo o risco de complicações e internações infantis.

Segundo a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Márcia Mayara, a chegada da vacina reforça a proteção oferecida às crianças paraibanas.

“Recebemos 10.740 doses da vacina pneumocócica 20-valente, que passa a fazer parte do calendário de rotina das crianças menores de cinco anos. Os municípios receberão essas vacinas e já devem iniciar imediatamente a aplicação nas salas de vacinação”, explicou.

Novo esquema vacinal

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo esquema será aplicado da seguinte forma:

  • Primeira dose da VPC20 aos 2 meses de idade;
  • Segunda dose com a vacina pneumocócica 10-valente (VPC10) aos 4 meses;
  • Dose de reforço com a VPC20 aos 12 meses.

As crianças que não forem vacinadas nas idades recomendadas poderão receber o imunizante até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que todas as salas de vacinação da rede pública estejam abastecidas para iniciar imediatamente a aplicação do novo imunizante.

Ampliação da cobertura

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão da VPC20 no SUS amplia a cobertura contra os sorotipos atualmente mais associados aos casos graves de doenças pneumocócicas no Brasil.

Além do público infantil, a vacina também deverá ser incorporada futuramente para idosos acamados ou institucionalizados, como residentes de casas de repouso e instituições de longa permanência, além da população indígena acima de cinco anos.

Até que os estoques da vacina pneumocócica 23-valente (VPP23) sejam esgotados, esses grupos continuarão sendo imunizados com o imunizante atualmente disponível na rede pública.

Importância da vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a vacinação é uma das principais estratégias para prevenir doenças graves e evitar complicações, especialmente nos primeiros anos de vida.

A orientação é que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima e mantenham a caderneta de vacinação das crianças sempre atualizada, garantindo a proteção contra infecções que podem causar hospitalizações e até mesmo levar à morte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui