A Paraíba recebeu um primeiro lote com 10.990 doses da vacina Pneumo 20, novo imunizante incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar a proteção contra doenças graves provocadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite, otite e infecções generalizadas.
A vacina já está disponível em todo o estado para os públicos contemplados pela estratégia nacional de imunização. O lançamento integra a ampliação do calendário vacinal infantil promovida pelo Ministério da Saúde, que já distribuiu mais de 573 mil doses aos estados e prevê o envio de 6,1 milhões de unidades ao longo de 2026.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Pneumo 20 representa um avanço por oferecer proteção contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, ampliando a cobertura em relação às vacinas utilizadas anteriormente.
“É uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria. Como ela é muito mais ampla do que a que utilizávamos, vai ampliar a proteção contra pneumonia grave e meningite”, afirmou o ministro.
A nova vacina passa a ser oferecida gratuitamente pelo SUS e reforça a prevenção de doenças que ainda causam milhares de internações e mortes no país. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2023 e 2025 foram registrados cerca de 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil mortes relacionadas à doença. Entre crianças menores de cinco anos, foram contabilizados 616 casos e 188 óbitos no mesmo período.
Quem pode receber a vacina
A Pneumo 20 será aplicada nos seguintes grupos:
- Crianças menores de 5 anos;
- Povos indígenas com mais de 5 anos sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada;
- Idosos com 60 anos ou mais acamados ou institucionalizados;
- Pessoas com condições clínicas especiais atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Esquema vacinal
Durante o período de transição, enquanto houver estoque da vacina Pneumo 10, o esquema infantil será composto por:
- Uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses de idade;
- Uma dose da Pneumo 10 aos 4 meses;
- Uma dose de reforço da Pneumo 20 aos 12 meses.
Após o fim dos estoques da Pneumo 10, o calendário passará a utilizar exclusivamente a Pneumo 20.
Além de ampliar a proteção contra doenças pneumocócicas, o Ministério da Saúde estima que a nova vacina contribuirá para reduzir internações hospitalares, admissões em unidades de terapia intensiva e os custos relacionados ao tratamento dessas enfermidades.
Pais e responsáveis também podem acompanhar o histórico de vacinação das crianças por meio da Caderneta Digital de Saúde da Criança, disponível no aplicativo Meu SUS Digital.




