O governador Lucas Ribeiro visitou, na noite deste sábado (27), comunidades de João Pessoa atingidas pelas fortes chuvas que vêm castigando a Paraíba desde a última sexta-feira (26). Acompanhado de auxiliares do Governo do Estado, o gestor vistoriou áreas afetadas e determinou medidas emergenciais para atender as famílias.
Antes das visitas, Lucas Ribeiro esteve no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde acompanhou, em tempo real, a situação dos municípios atingidos e reforçou o trabalho da força-tarefa montada para monitorar os impactos das chuvas.
As primeiras localidades visitadas foram a comunidade Santa Emília de Rodat, no bairro Ilha do Bispo, e a comunidade Três Lagoas, ambas em João Pessoa.
Durante a visita, o governador afirmou que o Estado atuará tanto na assistência imediata às famílias quanto na execução de obras estruturantes para reduzir os impactos das enchentes.
“Estamos fazendo todo o levantamento necessário para levar assistência às famílias atingidas. Além da distribuição de cestas básicas e outros itens, também serão necessárias intervenções estruturais, como a dragagem do rio, para minimizar os problemas enfrentados pela comunidade”, afirmou.
Governo acompanha situação nos municípios
Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Neide Nunes, o trabalho de assistência já estava em andamento devido aos prejuízos provocados pelas chuvas registradas no início de maio.
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) informou que mantém monitoramento permanente da situação em conjunto com prefeituras, equipes técnicas, Defesa Civil e gestores municipais.
A orientação é para que moradores de áreas de risco procurem locais seguros e sigam as recomendações da Defesa Civil. Em casos de desabrigamento, escolas e outros equipamentos públicos estão sendo utilizados para acolhimento temporário das famílias.
Bombeiros intensificam monitoramento
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba reforçou as equipes de monitoramento, prevenção e resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas.
As ações são realizadas de forma integrada com os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs), Defesas Civis municipais, Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e demais órgãos estaduais.
Os bombeiros acompanham ocorrências de alagamentos e elevação do nível dos rios em municípios como Itabaiana, Ingá, Riachão do Bacamarte, Itatuba, Salgado de São Félix e Juripiranga.
A corporação orienta a população a evitar travessias em áreas alagadas, passagens molhadas e locais com correnteza, além de deixar imóveis que apresentem risco estrutural. Em situações de emergência, o telefone 193 deve ser acionado.
Municípios em maior atenção
Entre os municípios que concentram maior preocupação do Governo do Estado estão:
- Mogeiro: famílias foram retiradas preventivamente e encaminhadas para uma escola;
- Massaranduba: um deslizamento atingiu uma residência e a família será contemplada com aluguel social;
- Salgado de São Félix: comunidades rurais permanecem isoladas devido aos danos nas estradas;
- Cabedelo: município solicitou apoio com colchões, cestas básicas e outros itens humanitários;
- Juripiranga: segue em estado de alerta com monitoramento contínuo;
- Juarez Távora: elevação do nível das águas mantém equipes em alerta;
- Aroeiras: uma família deverá ser realocada;
- Sapé: equipes continuam levantando os impactos das chuvas;
- Alagoa Grande: autoridades acompanham o nível do rio e da lagoa diante do risco de transbordamento.




