O governador Lucas Ribeiro inaugurou, na tarde desta quinta-feira (2), a nova sede do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (DRACCO), em João Pessoa. A estrutura passa a concentrar, em um único espaço, cinco unidades estratégicas da Polícia Civil da Paraíba, fortalecendo a integração das equipes e ampliando a capacidade de investigação e repressão ao crime organizado.
A entrega faz parte da política de fortalecimento da Segurança Pública do Governo da Paraíba, que, segundo a gestão estadual, investiu R$ 10,5 bilhões na área entre 2019 e 2024.
Durante a solenidade, Lucas Ribeiro destacou que a nova sede representa o compromisso do Estado com o enfrentamento às organizações criminosas e a proteção da população.
“Essa sede representa um compromisso deste Estado no combate ao crime organizado. Quem acompanhar o trabalho da Polícia Civil verá que a Paraíba tem um compromisso inegociável com a defesa da população. Nosso governo garante autonomia às forças de segurança para cumprir sua missão e enfrentar o crime com firmeza”, afirmou.
Localizada na Avenida Ruy Carneiro, no bairro de Miramar, a nova sede possui cerca de 1.007 metros quadrados de área construída e capacidade para aproximadamente 80 policiais civis. O prédio conta com cartórios, gabinetes, salas de investigação, auditório, sala de imprensa, alojamentos, carceragem, estacionamento e demais espaços destinados às atividades operacionais.
O DRACCO passa a reunir a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), a Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), a Delegacia de Combate à Comercialização de Armas de Fogo (Desarme), o Grupo de Operações Especiais (GOE) e o Grupo de Operações com Cães (GOC). A integração entre essas unidades tem como objetivo fortalecer o compartilhamento de informações e ampliar a eficiência das operações contra facções criminosas, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e outros crimes.
O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, destacou que a nova estrutura representa mais um avanço na política de fortalecimento das forças de segurança.
“O nome deste departamento já traduz sua missão: combater o crime organizado. Estamos entregando mais estrutura para nossos policiais, fortalecendo a integração entre as instituições e ampliando a capacidade do Estado de produzir resultados para a população”, disse.
Segundo o Governo do Estado, a inauguração ocorre em um cenário de fortalecimento dos indicadores da segurança pública. Em 2025, mais de 2,5 mil integrantes de facções criminosas foram presos e a Paraíba alcançou índice de 70% de elucidação de homicídios, percentual superior à média nacional.
O delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, afirmou que a nova sede amplia a capacidade operacional da instituição.
“Essa entrega vai muito além de um prédio. É uma estrutura pensada para fortalecer nossa capacidade de atuação e garantir respostas mais rápidas e efetivas ao crime organizado. Temos instituições unidas, policiais comprometidos e uma política de segurança que vem preparando a Paraíba para enfrentar esse desafio”, destacou.
A cerimônia também contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans, parlamentares, representantes do Poder Judiciário e integrantes das forças de segurança do estado.




