João Pessoa recebe uma das provas de ciclismo mais tradicionais do mundo neste domingo

João Pessoa recebe, neste domingo (10), mais de 250 ciclistas de todo o Brasil para a terceira edição do Gran Fondo, considerada uma das maiores e mais tradicionais provas de ciclismo do mundo.

João Pessoa recebe, neste domingo (10), mais de 250 ciclistas de todo o Brasil para a terceira edição do Gran Fondo, considerada uma das maiores e mais tradicionais provas de ciclismo do mundo. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, tem largada às 6h, no Busto de Tamandaré.

A prova é aberta a todos os tipos de ciclistas (amadores e profissionais), maiores de 18 anos. Trata-se de um evento de ciclismo profissional – com batedores, equipe de staff durante todo trajeto, pontos de abastecimento, cronometragem, premiação, vila, kit atleta e medalhas para todos que finalizarem.  Os primeiros cinco colocados gerais, masculino e feminino, receberão premiação em dinheiro. Já os primeiros colocados de cada categoria vão receber um troféu.

Segundo o coordenador da prova, Romolo Lazzaretti, os participantes vão disputar o desafio em dois percursos: 109km (longo) e 84km (curto). De acordo com a programação, após a saída do Busto de Tamandaré, e por questões de segurança, os ciclistas seguem até a ladeira da Praia do Cabo Branco atrás do carro de apoio com a velocidade máxima controlada. Logo depois percorrem a via principal do Altiplano – Avenida João Cirilo da Silva, no trajeto de ida e volta, e seguem à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em direção ao Litoral Sul, onde começam de fato às disputas de velocidade.

A partir da Avenida Panorâmica, os ciclistas entram rumo ao Mangabeira Shopping e percorrem toda Avenida Hilton Souto Maior até a BR-230, seguindo rumo a zona urbana de Cabedelo, retornando na altura do Km 2 da Transamazônica para o ponto de partida. A segurança do evento contará com 40 motociclistas da Semob-JP e três carros da Polícia Rodoviária Federal, além do Samu-JP.

“Queremos agradecer todo o apoio que o prefeito Cícero Lucena tem dado ao evento, que é uma das provas mais tradicionais do ciclismo mundial. Essa terceira edição já está consolidada não só no Nordeste, como no cenário nacional e espero que novas etapas aconteçam aqui em João Pessoa”, destacou Romolo Lazzaretti.

Todo o planejamento foi elaborado pela Prefeitura da Capital em uma ação conjunta das Secretarias de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Civil Metropolitana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Sobre o Gran Fondo – Romolo Lazzaretti explica que a modalidade nasceu no Norte da Itália nos anos 70, a partir da ideia de um grupo de amigos apaixonados pelo ciclismo. A primeira prova realizada em 1974 contou com 45 inscritos. No ano seguinte subiu para 120 e quatro anos depois 300. Hoje, na Europa, já são 13 mil inscritos de todas as idades que participam das competições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui