Governador da Paraíba Anuncia Início das Obras da Ponte do Futuro em 2025

O projeto, que promete interligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, terá suas obras iniciadas em janeiro de 2025 com previsão de execução em ritmo acelerado.

Os recursos para a construção do Complexo Rodoviário Ponte do Futuro estão garantidos. O anúncio foi feito pelo governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nesta quinta-feira (19). O projeto, que promete interligar os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, terá suas obras iniciadas em janeiro de 2025 com previsão de execução em ritmo acelerado.

“O dinheiro está garantido e em conta. Eu tenho dito à empresa que o que eu quero é que ela produza. Agora ela está totalmente liberada, porque até o licenciamento ambiental foi aprovado. O licenciamento foi resultado de um trabalho muito grande da Secretaria de Meio Ambiente. Não tenho dúvida de que, a partir de janeiro, as obras vão avançar no ritmo que esperamos”, declarou Azevêdo.

Preparação em andamento
Os estudos de sondagem geotécnica das fundações às margens do Rio Paraíba já começaram, assim como as análises para a construção de um viaduto sobre a linha férrea.

Detalhes do Projeto

O Complexo Ponte do Futuro incluirá a construção de duas pontes principais e melhorias na malha rodoviária da região:

  • Primeira ponte: Com 2 km de extensão, ligará a BR-230 à BR-101 Norte. A estrutura contará com:
    • Pista de 7,2 m;
    • Passeio de 3,3 m;
    • Ciclovia de 2,5 m;
    • Acostamento de 2,5 m;
    • Viaduto de 40 m sobre a linha férrea;
    • Um mirante.
  • Segunda ponte: Terá 420 m de extensão e será construída sobre o Rio da Guia, no município de Lucena.

Outras intervenções
O projeto também prevê o prolongamento da PB-011, com 11,2 km de extensão entre Forte Velho e Lucena, conectando-se ao entroncamento da PB-019. Haverá ainda a adequação da PB-025, com 500 m de extensão, até o entroncamento com a BR-101.

Com a garantia dos recursos e o licenciamento ambiental concluído, o Complexo Ponte do Futuro é considerado uma das obras mais aguardadas na Paraíba, com a expectativa de modernizar a infraestrutura e promover a integração regional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui