O governador João Azevêdo lança, nesta segunda-feira (11), às 9h, no Teatro Paulo Pontes, no Centro de Convenções de João Pessoa, a edição 2025 do Paraíba World Beach Games. Pelo segundo ano consecutivo, a capital paraibana será transformada na capital brasileira dos esportes de praia, com uma grande arena montada na praia de Tambaú a partir de 1º de setembro.
Durante dois meses, serão disputadas competições de 15 modalidades esportivas, começando pelos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) versão praia e o evento aquático “Rei e Rainha do Mar”. A programação também inclui os circuitos Brasileiro e Mundial de Vôlei de Praia, o Campeonato Nacional de Beach Soccer e o Circuito Mundial de Handebol de Praia, além de torneios de basquete, frescobol, beach tennis, badminton, wrestling, polo aquático, futevôlei, futmesa, skate e surfe.
A expectativa é reunir 10.500 atletas. A Confederação Brasileira da Ginástica, por exemplo, deve trazer cerca de mil competidores para uma competição de 12 dias — número bem acima dos 60 participantes da edição anterior.
Segundo o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Lindolfo Pires, o evento é considerado “questão de Estado” pelo governador, que garantiu a continuidade anual enquanto estiver no cargo. Pires também destacou que diversas confederações esportivas nacionais já manifestaram interesse em realizar campeonatos na capital paraibana.