Detran-PB inicia abertura do Renach para aprovados na 4ª chamada do Programa Habilitação Social

O programa tem como foco atender a população de baixa renda, ampliando o acesso à formação de condutores e à inclusão social no estado.

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) inicia, na quarta-feira (29), os procedimentos para abertura do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) dos candidatos aprovados na 4ª chamada do Programa Habilitação Social (PHS), após análise de recursos.

De acordo com a presidente da Comissão do PHS, Aline Mendes, 1.013 candidatos estão aptos a dar andamento ao processo. A lista completa dos selecionados está disponível no site oficial do programa.

🗓️ Prazo e agendamento

Os candidatos devem agendar atendimento presencial no site do Detran-PB, escolhendo a unidade mais próxima de sua região.
O prazo para o agendamento segue até 28 de novembro.

Na data marcada, o candidato deve comparecer ao posto do Detran com documentos pessoais originais e cópias para abertura do Renach.

📋 Etapas do processo

Durante o atendimento, serão realizados:

  • Captura de foto e biometria digital;

  • Agendamento dos exames médico e psicotécnico.

Após essas etapas, o candidato receberá por e-mail uma carta de encaminhamento para iniciar o curso em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran-PB.

🚗 Sobre o Programa Habilitação Social

Lançado em dezembro de 2023 pelo Governo da Paraíba, o Programa Habilitação Social registrou mais de 34 mil inscritos para 5 mil vagas.

A iniciativa oferece gratuitamente a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A ou B, além da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC), adição ou mudança de categoria e renovação do documento.

A distribuição das vagas é a seguinte:

  • 50% (2.500 vagas) – Primeira CNH (70% categoria A, 10% ACC, 20% categoria B);

  • 40% (2.000 vagas) – Adição e mudança de categoria;

  • 10% (500 vagas) – Renovação de CNH.

O programa tem como foco atender a população de baixa renda, ampliando o acesso à formação de condutores e à inclusão social no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui