SMS e Hospital Napoleão Laureano realizam mutirão ‘Salve Sua Pele Paraíba’

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa e o Hospital Napoleão Laureano irão realizar o mutirão ‘Salve Sua Pele Paraíba’, neste sábado (15), a partir das 8h. A atividade faz parte da programação da campanha Dezembro Laranja, em combate ao câncer de pele, e vai ofertar cirurgias e consultas especializadas no hospital para aproximadamente 400 pacientes encaminhados pela Atenção Primária da Capital.
 
O encaminhamento dos pacientes que serão atendidos pela ação se deu por meio de triagem que aconteceu no último mês de novembro em mais de 40 Unidades de Saúde da Família (USF). Eles passaram por consultas, nas quais os médicos das unidades identificaram alguma lesão na pele.
 
De acordo com a secretária adjunta de Saúde, Ana Giovana Medeiros, a ação conjunta potencializa a prevenção e o tratamento do câncer de pele. “Essa parceria é muito importante, pois a porta de entrada para os serviços de saúde é a atenção primária. Com essa ação, estamos fechando um ciclo anual de prevenção e dando um destaque maior ao Dezembro Laranja”, afirmou.
 
Durante o mutirão, os pacientes serão atendidos por especialistas que avaliarão a necessidade de cirurgia. Ao todo, 20 médicos participarão da ação, incluindo dermatologistas, cirurgião plástico, cirurgião oncológico, cirurgião de cabeça e pescoço e residente de cirurgia geral.
 
A dermatologista e coordenadora da ação, Kamila Magno, explica que as cirurgias que não puderem ser realizadas imediatamente, por questões clínicas do paciente, serão agendadas para o mês de janeiro. “Por exemplo, o paciente idoso não tem condição de passar por uma cirurgia sem fazer uma avaliação pré-anestésica ou um paciente que tem problema cardíaco. Se for um paciente jovem e a lesão for simples de tirar, a gente faz a cirurgia de imediato”, disse.
 
Ainda segundo a dermatologista, a principal causa da doença é a falta de cuidados com a pele. “São fatores de risco a exposição à radiação solar sem uso de protetor solar adequado, lesões escuras na pele, lesões que sangram com facilidade e não cicatrizam, entre outros”, afirmou.
 
Salve Sua Pele Paraíba – O mutirão ‘Salve Sua Pele Paraíba’ teve sua primeira edição em dezembro do ano passado no Hospital Napoleão Laureano e, neste ano, contou com a adesão da SMS para a capacitação dos médicos da Atenção Primária e a realização da triagem de pacientes nas Unidades de Saúde da Família. Além da SMS e o Hospital Napoleão Laureano, a ação conta com o apoio da Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene).
 
Dezembro Laranja – A campanha Dezembro Laranja foi iniciada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no ano de 2014, com o objetivo de estimular a população para a prevenção e o diagnóstico do câncer de pele. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade e outros órgãos realizam ações para lembrar como evitar a doença. De acordo com dados da SBD, este é o tipo de câncer mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui