Juiz da 4ª Vara de Bayeux, indefere pleito do MP que requeria o afastamento imediato do Prefeito Berg Lima

O Ministério Público do Estado da Paraíba, por intermédio do 4º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Bayeux-PB, qualificado nos autos, ingressou com Pedido de Cumprimento Provisório de Sentença contra Gutemberg Lima Davi, porém o Juiz da 4ª Vara de Bayeux, indeferiu o pedido do Ministério Público que requeria o afastamento do prefeito.

Na referida decisão, o Desembargador Relator, entendeu que apesar da possibilidade do afastamento provisório do agente público prevista no art. 20, caput, da Lei 8.429, no entanto, o afastamento provisório somente poderia ocorrer mediante a comprovação de que o agente estaria interferindo na produção da prova e na marcha processual, conforme trecho do Voto a seguir transcrito: “Desse modo, a legislação previu a possibilidade de afastamento do agente público do exercício do cargo ou função. Entretanto, como se trata de medida de caráter temporário, ele só poderá ser levado a efeito mediante provas de que o agente poderá interferir na produção de provas na marcha processual…”

Disse ainda: “Nesse sentido, a fumaça de bom direito encontra-se devidamente evidenciada, haja vista o término da instrução processual, além do que não houve o trânsito em julgado da sentença proferida nos autos principais, nem tão pouco houve decisão colegiada no presente caso” (documento de Id. nº 28917156).

Em suma, sem a comprovação da revogação da liminar concedida na Instância Superior, a qual suspendeu os efeitos da sentença, o Juíz da 4ª Vara de Bayeux relatou que não há como realizar a execução provisória da sentença, já que, permanece, com os seus efeitos suspensos por força da liminar outrora concedida pelo TJPB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui