Prefeitura de João Pessoa amplia atendimento no Hospital Prontovida e rede municipal chega a 248 leitos contra a Covid-19

A unidade de saúde tem capacidade de chegar a 114 leitos, que vem sendo abertos gradualmente.

O Prontovida, hospital criado exclusivamente para pacientes de coronavírus, tem, a partir deste domingo (31), 48 alas abertas. A unidade de saúde tem capacidade de chegar a 114 leitos, que vem sendo abertos gradualmente.

Com os 18 novos leitos abertos em menos de uma semana, 12 deles neste domingo, a unidade hospitalar já está funcionando com 30 de enfermarias, 16 leitos de UTI e mais dois em uma sala de estabilização de pacientes graves, para evitar que eles ocupem UTIs.
A unidade também ganhou um aparelho de ultrassonografia, ampliando a variedade de exames que podem ser realizados. Desde a abertura, em 15 de maio, o Prontovida já realizava exames de Raio-X e laboratoriais. Além disso, dispõe de uma farmácia, central de abastecimento, laboratório e radiologia.

Nos últimos 75 dias, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) abriu 248 leitos dedicados especificamente para o tratamento a pacientes da Covid-19. Esse trabalho preventivo e de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus teve início antes do surgimento do primeiro caso da doença na Capital com decretos determinando restrições de aglomeração e orientando o isolamento social.

Na outra frente de ação, a rede de saúde da cidade, reestruturada ao longo dos últimos anos, também foi preparada para receber os casos de Covid-19 com leitos e profissionais prontos para os atendimentos.

As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros Valentina, Cruz das Armas, Bancários e Jardim Oceania também foram direcionadas para serem exclusivas para pacientes do novo coronavírus, permitindo uma descentralização da cobertura do atendimento à doença na cidade.

Cada UPA de João Pessoa possui três leitos de UTI, para estabilização de pacientes graves, e 6 clínicos para casos moderados. Com 100% das UPAs dedicadas à Covid, o atendimento de urgência e emergência para outras enfermidades ficou concentrado nas unidades hospitalares credenciadas ao município, como os Hospitais Edson Ramalho, São Vicente e Universitário Nova Esperança.

O pronto-atendimento do Ortotrauma de Mangabeira também está à disposição da população, junto com toda a Rede de Atenção Básica.

Completa a rede de prevenção ao vírus, o Hospital Santa Isabel, Infantil do Valentina, além do São Luiz e do Hospital Universitário Lauro Wanderley, estes dois últimos como unidades credenciadas.

A realização de testes para identificação da doença é feita nas Policlínicas e 54 Unidades de Saúde da Família (USFs) exclusivamente para pacientes com síndromes gripais. Mas, para organizar o fluxo, antes de buscar atendimento direto nas USFs, UPAs ou hospitais, as pessoas com sintomas de coronavírus devem acionar a Central de Orientações no telefone (3218-9214) ou utilizar o aplicativo Monitora Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui