Saúde realiza imunização de pessoas em situação de rua

Profissionais do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizam vacinação na população que vive em situação de rua. O serviço é feito em parceria com a Seção de Imunização.

Profissionais do Consultório na Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa realizam vacinação na população que vive em situação de rua. O serviço é feito em parceria com a Seção de Imunização. Durante as visitas, as equipes aplicam as vacinas de rotina que compõem o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

“A população em situação de rua é muito vulnerável e está mais exposta ao risco de adoecimento, então a vacinação é fundamental para esse público. Nesse período de pandemia da covid-19, intensificamos a vacinação contra a gripe para esse público, mas também realizamos as vacinas de rotina de acordo com as faixas etárias”, explica a coordenadora do Consultório na Rua, Luana Alves.

No Consultório na Rua, o cuidado vai além da vacinação. O serviço amplia o acesso e qualidade da atenção integral à saúde dessa população. Com equipes multiprofissionais, são realizados procedimentos e atendimentos de enfermagem, de psicologia, terapia ocupacional e da assistência social.

Também são ofertados testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C; gravidez e covid-19. Ainda há realização de auriculoterapia, práticas de redução de danos, atividades de arteterapia com música e capoeira. A partir da avaliação da equipe, o usuário pode ser encaminhado para outros serviços da rede de saúde para atendimentos mais especializados.

“É uma população ainda muito estigmatizada, sem acesso à informação. As equipes que realizam atendimentos in loco garantem o acesso à saúde e a inclusão social dessas pessoas através do trabalho intersetorial. Vamos até eles, mas sempre respeitando o espaço, as vivências de cada um e a vontade de receber o cuidado, já que às vezes acontece de alguns não aceitarem a nossa assistência”, destaca a coordenadora do Consultório na Rua.

O serviço tem cadastradas mais de 1.300 pessoas que vivem em situação de rua. Nesse período da pandemia da covid-19, já foram realizados mais de mil atendimentos e 522 pessoas foram atendidas. Os atendimentos do Consultório na Rua acontecem de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui