Eleições 2020: confira quem são os vices já definidos na disputa em JP

Dos 14 partidos que manifestaram interesse em participar do pleito deste ano na capital paraibana, 12 já escolheram os nomes e dois seguem indefinidos.

Restando pouco mais de 48 horas para o fim do prazo destinado a realização das convenções partidárias, praticamente todas as chapas que concorrerão à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas eleições deste ano já definiram os nomes dos respectivos vices.

Alguns partidos, como PSTU, PSOL, Patriotas e Democratas, por exemplo, até já homologaram os candidatos e candidatas à vice durante convenções.

Dos 14 partidos que manifestaram interesse em participar da disputa na capital paraibana, apenas dois ainda não definiram nomes para ocupar o cargo de vice.

O PRTB, que definiu o deputado estadual Eduardo Carneiro como pré-candidato do partido a prefeito da Capital, anunciou para esta quarta-feira (16) – último dia permitido pelo calendário eleitoral – a realização de sua convenção.

Nos bastidores, especulou-se a tese de que o PRTB retiraria a pré-candidatura de Eduardo Carneiro para indicar um nome para vice do deputado estadual Wallber Virgolino (Patriota). Nesta segunda-feira (14), porém, durante convenção, o Patriota homologou o nome da professora Leila Fonseca, filiada à legenda, como vice de Virgolino.

PSB sem prefeito e vice

Dos partidos que se colocaram na disputa pela PMJP, o mais indefinido é o PSB. O nome preferido dos filiados para encabeçar a chapa socialista é o do ex-governador Ricardo Coutinho.

Há também dentro do PSB quem advogue a tese de que o partido deve indicar um nome para compor como vice. Neste caso, a esposa de Ricardo, Amanda Rodrigues, é a mais cotada.

O problema é que os espaços para o PSB indicar um nome para vice estão cada vez mais limitados, já que PV e PT – partidos que poderiam se aliar aos socialistas em João Pessoa – já anunciaram seus vices (ver tabela abaixo).

Vices militares

MDB e DEM surpreenderam na reta final das convenções e foram buscar no militarismo nomes para compor como vice em suas respectivas chapas. O emedebista Nilvan Ferreira terá como companheiro de chapa o oficial do Exército major Milanez. Já o vice escolhido pelo democrata Raoni Mendes foi o tenente coronel da Polícia Militar Ricardo Ramalho.

A legislação eleitoral permite que integrantes de algumas carreiras de Estado, como militares, por exemplo, possam participar de uma eleição sem a necessidade de cumprirem os prazos pré-estabelecidos para filiação partidária.

Por isso, nem o major Milanez nem o tenente coronel Ricardo Ramalho tinham filiação partidária. O companheiro de chapa Nilvan deve ser filiar ao MDB, assim como fez o vice de Raoni, que se filiou ao DEM durante convenção realizada neste último final de semana.

Confira abaixo as chapas já definidas em João Pessoa:

1 – Chapa 7 – Chapa
Prefeito: Cícero Lucena (Progressistas)Vice: Leo Bezerra (Cidadania) Prefeito: Ruy Carneiro (PSDB)Vice: Zé Gadelha (PSC)
2 – Chapa 8 – Chapa
Prefeito: Raoni Mendes (DEM) Prefeito: Nilvan Ferreira (MDB)
Vice: Coronel Ricardo Ramalho (DEM) Vice: Major Milanez
3 – Chapa 9 – Chapa
Prefeito: Wallber Virgolino (Patriotas)Vice: Leila Fonseca (Patriotas) Prefeita: Edilma Freire (PV)Vice: Mariana Feliciano (PDT)
4 – Chapa 10 – Chapa
Prefeito: Pablo Honorato (PSOL)Vice: Márcio Roberto (PSOL) Prefeito: Anísio Maia (PT)Vice: Percival Henriques (PCdoB)
5 – Chapa 11 – Chapa
Prefeito: Carlos Monteiro (Rede)Vice: Filipe Leite (Rede) Prefeito: João  Almeida (SD)Vice: Carlisson Figueiredo (PSL)
6 – Chapa 12 – Chapa
Prefeita: Rama Dantas (PSTU)Vice: Lissandro Saraiva – Tanque (PSTU) Prefeito: Rafael Freire (UP)Vice: João Batista (UP)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui