Após 16 meses, estudantes da Educação Especial e Creis de João Pessoa voltam às aulas presenciais nesta segunda-feira

Para essa primeira etapa, irão retomar crianças de três anos e alunos da Educação Especial.

Os Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) e as escolas municipais recebem partir desta segunda-feira (16), cerca de 2,5 mil alunos, na retomada das aulas presenciais. Para essa primeira etapa, irão retomar crianças de três anos e alunos da Educação Especial.

Com retorno às aulas presenciais, as unidades escolares reorganizaram as turmas em dois grupos, cada um deles com, no máximo, 50% do total de alunos. Nas unidades dos Creis, a organização dos grupos se dará da seguinte forma: cada turma será dividida em dois grupos, A e B, com alternância semanal no atendimento presencial.

Na semana do atendimento presencial do grupo A, o grupo B estará com atividades lúdicas/pedagógicas em casa, orientadas pelo professor. Na semana seguinte, acontecerá o inverso, com atendimento presencial para o grupo B.

Educação Especial

O atendimento ocorrerá, durante toda a primeira etapa, de forma individualizada pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), com prévio agendamento pelo professor, com supervisão da equipe de especialistas.

O tempo máximo de permanência na unidade será de duas horas, incluindo o lanche, o atendimento na sala do AEE e com os cuidadores. Após a conclusão de todas as etapas, os horários de atendimento serão reorganizados conforme a realidade de cada escola.

Protocolos

A sinalização nas unidades de ensino já começa da parte de fora com sinalizações horizontais. Na porta, será feita a higienização das mãos e a aferição de temperatura. São procedimentos obrigatórios.

Após higienização, os alunos devem entrar e seguir as sinalizações horizontais que indicam os sentidos.

Nos Creis, a criança irá se despedir do responsável na porta, que não entra na unidade. Nas salas de aula, mesas e cadeiras devem ser usadas de maneira intercalada, garantindo o distanciamento.

A merenda será servida em sala de aula, evitando aglomeração das crianças nos refeitórios. A lavagem das mãos deve seguir sendo incentivada.

Em diversos ambientes é possível encontrar dispenser de álcool em gel, além cartazes educativos.

Uso de máscaras

O uso da máscara também será obrigatório. Para os estudantes com deficiência, o uso deverá acontecer de acordo com a necessidade apontada por uma avaliação individualizada, de acordo com o laudo médico do estudante.

O procedimento de higienização e a troca das máscaras e de outros eventuais equipamentos de proteção deverão ser feitos pelo profissional de apoio antes do atendimento a cada novo estudante.

CALENDÁRIO DE RETORNO PRESENCIAL DAS AULAS

16/08 – Educação Especial / Creis (3 anos)
01/09 – Creis e Escolas (4 a 5 anos)
08/09 – 1° e 2° anos do Ensino Fundamental/ Ciclos I e II do EJA
15/09 – 3° ao 5° anos do Ensino Fundamental
22/09 – 6° e 7° anos do Ensino Fundamental / Ciclos III e IV do EJA
29/09 – 8° e 9° anos do Ensino Fundamental / Creis (2 anos e berçário)

SEMANAS ALTERNADAS

CREIS

1° Semana – Grupo A
2° Semana – Grupo B

PRÉ-ESCOLA / ANOS INICIAIS E FINAIS / EJA

1ª Semana – Grupo A: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto)
2ª Semana – Grupo B: segundas, quartas e sextas (presencial); terças e quintas (remoto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui