Pesquisadores da UFCG criam plataforma que analisa comportamento eleitoral

Programa vai disponibilizar informações analíticas compiladas para ajudar candidatos e eleitores na tomada de decisão.

A startup Datapedia desenvolveu em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) uma plataforma inteligente capaz de visualizar e traduzir de maneira interativa padrões de comportamento eleitoral, como históricos de votos incluindo indicadores econômicos, sociais e políticos.

O software foi desenvolvido por pesquisadores da Unidade EMBRAPI – Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com ele, é possível que candidatos criem estratégias, alianças, diagnósticos por território, identificação de concorrentes e projeção de cenários, por exemplo.

Para o cidadão, é possível se informar sobre o histórico de eleições em sua cidade ou estado e entender os padrões de votação em representantes eleitos.

Os diferenciais da tecnologia estão no uso de ciência de dados com técnicas de visualização que facilitam a comparação de padrões geográficos e de comparação dos resultados das eleições em níveis municipais, estaduais e federal de 2000 até hoje.

Além disso, é possível cruzar dados de votações com dados georreferenciados das seções eleitorais para mostrar em quais bairros se concentram os votos de determinados candidatos.

Segundo o professor Nazareno Andrade, coordenador de projeto do CEEI, ter informações seguras sobre a real situação de cada região é essencial, tanto para cidadãos, que podem fiscalizar e escolher melhor seus representantes, quanto para candidatos, que podem adotar estratégias mais assertivas.

“Esta base de dados é muito importante para candidatos e partidos políticos para que entendam o comportamento dos eleitores, suas preferências e façam o planejamento adequado para responder aos anseios da população, na outra ponta, o eleitor poderá estar melhor informado e preparado sobre seu candidato para o momento diante da urna”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui