Final da Copa do Nordeste vira impasse entre CBF, federações e clubes

A tabela detalhada da Copa do Nordeste aponta que o segundo jogo da final será só em 3 de maio.

A conclusão da Copa do Nordeste de 2022 virou motivo de um impasse e uma disputa nos bastidores envolvendo a CBF, as federações estaduais do Nordeste e os clubes. Tudo por conta da data prevista para a conclusão do torneio neste ano.

Sete das nove federações nordestinas e os 16 clubes que estão na “Lampions” enviaram na semana passada um ofício à CBF requisitando que a entidade ajustasse o calendário para que o torneio termine antes de 2 de abril, que é a data na qual os estaduais serão concluídos.

A tabela detalhada da Copa do Nordeste aponta que o segundo jogo da final será só em 3 de maio. Além disso, há outras três datas (segunda fase, semifinal e jogo de ida da final) que estão previstas para o período pós-estaduais.

Os clubes e as federações alegam que a Liga do Nordeste não está disponibilizando o repasse financeiro referente aos jogos derradeiros porque quatro das 12 datas não estão disponíveis. Em termos de transmissão, pode haver um problema de grade: o SBT transmite a Copa do Nordeste e a Libertadores. Pode haver choque no meio de semana.

A resposta da CBF ao ofício foi vista como evasiva. O diretor de competições, Manoel Flores, alegou que o documento não foi recebido pelo presidente Ednaldo Rodrigues porque estava incompleto: havia espaço para assinaturas dos presidentes das federações de Pernambuco e Bahia, mas Evandro Carvalho e Ricardo Lima não assinaram o documento. Pernambucanos e baianos não querem aceitar a antecipação das datas da Copa do Nordeste porque isso causaria problemas aos respectivos estaduais.

“A gente não tem data. Não tenho como fazer. Com o calendário que tem hoje já é uma encrenca. Como é que vai botar mais jogo no meio disso? Meu estadual tem contrato com a Globo. Se puxar os jogos da Copa do Nordeste, eu não consigo terminar meu estadual”, explicou Evandro Carvalho ao UOL.

Pelo tom da carta e conversas nos bastidores, a CBF indica a indisposição em fazer as alterações se não houver unanimidade entre as federações – o que atualmente parece inviável. A postura não agrada o bloco, que entende que a vontade da maioria deve prevalecer.

Ceará e Fortaleza representam o principal gargalo para o futuro, já que estão em competições continentais. A fase de grupos de Libertadores e Sul-Americana começa em abril, no meio de semana seguinte à data reservada para a final do estadual.

Dirigentes envolvidos na situação citam que, na outra ponta, há pressão dos clubes menores de Bahia e Pernambuco para que os estaduais não sejam afetados. Há uma questão econômica envolvida, já que os elencos foram montados tendo 3 de abril como data máxima da maioria dos contratos. Esticar os estaduais demandaria ajustes financeiros e burocráticos.

Os 16 clubes da Copa do Nordeste, por sua vez, assinaram cartas se comprometendo a jogar as partidas dos respectivos estaduais em datas livres, sem Copa do Nordeste, a partir do término da sua participação no torneio regional.

Na Bahia e em Pernambuco, há quem tente convencer os pequenos a aceitarem o ajuste nos estaduais. O cenário é difícil. Os presidentes de federação pretendem se reunir na quinta-feira (24), após a assembleia geral na CBF que sacramentará mais uma suspensão a Rogério Caboclo, para tratar do encaixe das datas da Copa do Nordeste.

Um obstáculo pode ser o fato de que o calendário atual foi fechado há um tempo, e agora veio a ideia de mudança. Dirigentes pontuaram que a LiveMode, empresa responsável pela transmissão do torneio, chegou a dar anuência ao cronograma ainda em vigor, prevendo o desfecho da Copa do Nordeste depois dos estaduais.

O conflito envolvendo os nordestinos se dá às vésperas de um iminente período eleitoral na CBF. Ednaldo Rodrigues quer ficar na cadeira de presidente. Gustavo Feijó, outro vice-presidente da entidade, também almeja o posto. O filho dele, Felipe Feijó, presidente da Federação Alagoana, está no bloco de sete filiadas da CBF que pede a mudança da data.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui